Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

Ela gosta muito de abóbora!

Esta rã é quem mais gosta de abóboras! Passa grande parte do tempo debaixo desta aboboreira, não sei porque será, a abóbora não tem bicharada, que já verifiquei ao pormenor.
A verdade é que sempre que a vejo está na aboboreira, nomeei-a guardiã da aboboreira, será que ela come os bichos que se aproximam da aboboreira?


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Assim já gosto de ervilhas!

A minha segunda tentativa com ervilhas.

Semeei em alfobre, a 18 de Janeiro, a variedade Ervilha Maravilha D’América, começaram a germinar 9 dias depois e de 50 sementes nasceram 48, plantei 32 ervilheiras em local definitivo a 16 de Fevereiro e dei as restantes 16 plantas a quem me tinha dado as sementes.

No ano passado tinha feito a minha primeira experiência nas ervilhas e semeei directamente na terra, foi um desastre completo, num canteiro de 4x1,85m onde espalhei mais de 100 sementes só nasceram meia dúzia o que não me deixou muito animado.

Mas com estes resultados já mudei de ideias, cada vez estou mais convencido de que semear na terra é um desperdício de tempo, de sementes e de água.

Já apanhámos por 3 vezes e continuam cheias de vagens e de flores. Assim já gosto de ervilhas!





quarta-feira, 22 de maio de 2013

Afinal o granizo também tem coisas "boas"!

No passado sábado caíram 5 minutos de granizo aqui em Coimbra, foi o suficiente para estragar (felizmente, não irremediavelmente) uma série de plantas, tomateiros, abóboras, pimentos, pak chi, tatsoi, tudo o que estava à hora errada no sítio errado ficou com furos, folhas e flores partidas e até uma abóbora que parece que levou uma chumbada.

Um vaso que apanhou com granizo em cima, passado meia hora ainda não tinha derretido e  a terra estava gelada.
Pak choi que apanhou com o granizo
Tatsoi que sofreu o mesmo tratamento.

Então mas o que teve o granizo de bom?
Já passo a explicar, como estavam com folhas rasgadas ou furadas achei que iam ficar negras ou estragar-se e resolvi apanhar alguns dos pak choi e alguns dos tatsoi (os que tinham mais estragos) e cozinhá-los ao vapor.
Alguns pak choi colhidos ainda bebés.

E aí veio a parte boa, eram deliciosos, de talos doces e as folhas sabiam quase que a nabiças ou grelos de nabo, mas mais macias e com um sabor mais subtil, foi uma agradável surpresa, tanto, que mal a lua esteja de feição para semear estas coisas, vou fazer nova sementeira.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Como fazer uma sementeira de cenouras em alfobre.

Semeei cenouras (esse vegetal extremamente difícil de domar num solo como o meu, argiloso-calcário) em 01/02/2013 e transplantei em 25 de Março (demoram muito as cenouras) para um dos canteiros altos que tenho em que a terra é diferente, mais arenosa e solta, e comecei a apanhar hoje, para ver, apanhei 2, estavam quase perfeitas, pelo menos até aos 12-15 cm de altura e depois bifurcavam ou entortavam, mas mesmo assim estavam muito melhor que das outras vezes em que tinha plantado, isso animou-me e hoje fiz mais uma sementeira, de 3 variedades.
Semeei-as a 1 cm de profundidade em siro-germ e amanhã vão para  germinador, a Lua está favorável vamos ver se os Deuses concordam.

25 de Cenoura Arco-íris (cenouras de várias cores) F1 e 25 de Cenoura Púrpura F1. Já experimentei o ano passado com resultados interessantes, mas este ano quero ter cenouras de bom tamanho e qualidade.

Coloquei mais do 1 semente por buraco porque umas tinham já 2 anos e as outras 1 ano e meio, e  as dificuldades de germinação aumentam, as sementes vão "perdendo vida" com o tempo.

As mesmas que semeei em Fevereiro, vou melhorar a terra e ver como saem desta vez, o objectivo é ter melhor que as que estou apanhar agora.
Relativamente às marcas das sementes, não sou grande fã das da Dobies, têm períodos em que não nascem e têm outros em que nascem perfeitamente, não entendo!
Quanto às da 123seeds não tenho nada contra sempre nasceram normalmente.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Semear em Alfobre Versus Semear na Terra

Desde o ano passado que raramente semeio directamente no solo da horta e isso devido a várias razões que fui descobrindo nestes meus 2 curtos anos de horticultura.

Passo a explicar esses motivos:

1º - Água - a água gasta numa sementeira na terra é muito superior aquela que se gasta ao semear em tabuleiro, consigo semear 50 feijões (por exemplo) e tê-los prontos para plantar com menos de 10 litros de água.

2º - Taxa de natalidade (não sei se será o termo correcto para plantas) - em tabuleiro é quase de 100%, na terra é raro ultrapassar os 50%, o que representa uma poupança grande em sementes e há sementes bem caras.

3º - Controlo de pragas e doenças - muito mais fácil de controlar em tabuleiro, incluindo lesmas e caracóis e é raro perder uma planta.

4º - Menos horas de trabalho - no tabuleiro posso pôr apenas uma semente por buraco o que não me faz perder tempo a retirar as que estão em excesso.

5º - Protecção contra as intempéries - em tabuleiro podemos sempre recolher as sementeiras para local abrigado e mantê-las abrigadas até as condições melhorarem.

Estas são as principais razões para preferir a sementeira em tabuleiros, mas há uma desvantagem que as plantas em tabuleiro têm em relação às semeadas directamente, quando germinadas estão menos adaptadas ao clima, já que foram criadas em local protegido, mas isto resolve-se bem com uma adaptação correcta, começam-se colocar as plantas na rua em períodos mais quentes e vamos prolongando esse tempo até estarem completamente adaptadas, dependendo das variedades e do tempo, pode demorar de 7 a 15 dias.

Há uma questão que já devem estar a colocar e que é se depois se pode transplantar sem problemas, se as coisas dão igual ou não? É exactamente a mesma coisa, já experimentei com uma série de variedades que aconselham a semear directo na terra (é claro que as empresas que vendem sementes preferem que semeemos na terra, vamos precisar de comprar mais sementes na próxima época!!), cenouras, rabanetes, beterraba, ervilhas, milho, favas, pak choi, são as variedades que menos vemos à venda já em planta e com as quais já experimentei com sucesso este método.

Por estes motivos todos, nem hesito, opto sempre por semear em tabuleiros e germinar em local controlado e tenho tido óptimos resultados e comparativamente com outras técnicas que vejo outras pessoas daqui a usarem esta é sem dúvida nenhuma a mais eficaz e que permite maximizar os recursos da forma mais correcta.

Agricultura biológica não é só não usar químicos mas também ter verdadeira consciência do quanto podemos ajudar o planeta, ao não consumirmos os seus recursos sem uma honesta justificação.

domingo, 19 de maio de 2013

Como semear feijão em alfobre

Já tinha semeado e plantado na horta 60 pés de feijão, mas deram-me mais alguns e lá teve de ser.

Desta vez são mais dois tipos de feijão, 1 é riscado e já tinha semeado o ano passado (um bom feijão para comer em verde ou seco) e o outro é do rasteiro (não faço ideia como é).

Verifiquei a lua, estamos em quarto crescente e ainda por cima a lua está em Leão (signo de fogo) o ideal para semear feijão e plantas de fruto como o tomateiro, pimenteiro, courgettes, abóbora, pepinos, etc., por isso ontem coloquei de molho em água, as sementes, não é obrigatório, mas adianta a germinação nem que seja só 1 dia.
De molho em água após 20 horas, no feijão riscado podemos ver  uma série de feijões furados por bichos, naturalmente estes são para deitar fora, mas vêem-se muito melhor os furos depois de estar de molho.
Tabuleiro lavado, desinfectado com lixívia e seco já.
Preencher o tabuleiro com substrato de germinação de boa qualidade, os feijões são grandes e precisam de alimento rapidamente, usei uma turfa excelente da gramoflor com pH neutro.
Uso um bocado de madeira para apertar a terra nos buracos do tabuleiro, quanto mais  adequado for o seu tamanho menos trabalho dá.
Pressiono ligeiramente para acamar a terra.
Outra boa ideia é usar outro tabuleiro igual para pressionar, fica com este aspecto.
Colocar os feijões no centro de cada buraco.
Cobrir com terra, pode pressionar-se levemente com a madeira ou outro objecto que de jeito para isso.

Etiquetar.

Regar de modo a humedecer o substrato mas sem encharcar muito, esta humidade tem de ser mantida sempre até à germinação, de preferência usar água da chuva ou água da torneira que tenha ficado a repousar para o cloro evaporar, tenho sempre um recipiente com água da chuva para as sementeiras.

Agora é esperar meia dúzia de dias, talvez um pouco mais para que as plantas nasçam. Não esquecer de manter o substrato sempre húmido e em local abrigado de modo a manter uma temperatura mais ou menos homogénea entre a noite o dia, os feijões não precisam de luz para germinar e gostam de uma temperatura por volta dos 15-17º.
Quando tiverem folhas verdadeiras podem ser mudados para a terra ou quando virmos que os buracos do tabuleiro já são pequenos para a raíz, de preferência transplantar quando a lua estiver de feição.
Depois colocarei mais informação neste post quando eles nascerem.
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?