Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Este sim, é um tomateiro bem resistente

O black cherry é um hino à resistência às mudanças climatéricas e às doenças. O tomateiro tem quase 3 metros de altura, tem centenas de tomates e outro tanto de flores, não tem uma única folha amarela ou com sinais de doença, não tem flores secas, não o capei, não lhe fiz literalmente nada a não ser regar e atar os imensos ramos que foram aparecendo.

Um tomateiro muito bem adaptado a todas as circunstâncias.

Os tomates são muito bons, adocicados e pouco ácidos, tal como nos anos anteriores.


Tomateiro Black Cherry.

Cacho de tomates black cherry.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mais um promovido à premier league tomatal!

Continuam as colheitas diárias de tomate, apesar de algumas baixas por causa da podridão apical a verdade é que a produção continua em alta.

Já não fotografo tudo, apenas vou postando os novos ou algum que ache mais interessante.

Já provei dois, o chianti rosa e o laranja russo 117.  Sobre o primeiro mantenho a minha opinião do ano passado, provavelmente é o melhor tomate do mundo, o aroma, o sabor, toda a carne que tem, é realmente qualquer coisa (mete o coração de boi noutra liga, acreditem) de extraordinário, passou de meu preferido a meu ultra-preferido; quanto ao segundo (o laranja russo 117) é tudo o que o António me disse dele, é delicioso, pena este tomate (o que comemos) ser pequeno porque se tivesse meio quilo tinha sido comido todinho, é um dos que plantei só este ano e já tem lugar garantido na plantação do próximo ano, é realmente de topo, um dos melhores que já provei.

Estou desejoso que chegue a hora de jantar para provar os TC Jones e o grande arco-íris!

Chianti Rosa, Tc Jones e Laranja Russo 115

Grande Arco-Iris

Northern Lights
Bychbe Heart Is Orange

Missouri Pink Love Apple

Framboesa Vikante

Negro da Criméia

Ananás Negro

Speckled Roman

Russian Persimon

Diversos

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Os cenoura búlgara são uns ricos pimentos picantes!

O pimento Cenoura Búlgara é um pimento picante originário da Bulgária e é bastante picante, pelo menos para mim que não sou grande apreciador, quando uso na comida ponho só uma pontinha e é suficiente.

Faz uma bela planta este pimento, este ano cultivei em vaso e a planta ficou muito alta em relação ao ano anterior, em que os tinha posto na terra, talvez por falta de sol.

É engraçado como vão amadurecendo de baixo para cima ficando algum tempo verde e laranja, é um pimento quase parecido com o Jalapeno em termos de polpa mas mais picante.ç





terça-feira, 30 de julho de 2013

Tomatinhos mini-xuxa!Mini-xuxa

É a primeira vez que tenho esta variedade e acho que já me convenceu, ficam lindos, parecem gambiarras de natal e gosto do sabor e textura, quando se trincam parecem uvas, recomendo.

Mini-xuxa já maduros.

A cor varia do verde para o caramelo e depois para o vermelho.

Num ano bom, se todas as flores se safassem ficaria espectacular com cachos com quase 100 tomates.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Deram-me seis plantas de meloa charentais...

Meloas, a minha primeira experiência, um amigo deu-me seis pés, plantei-as a 4 de Julho, tinham 3 folhas, neste momento já estão como as imagens mostram.

Vejo-as crescer, já têm meloas que crescem significativamente todos os dias, estou bastante animado com esta experiência, se forem saborosas ganham um lugar na horta do próximo ano.

3 pés de meloa e feijão.
Meloa já com frutos.
Meloa já com frutos.
O maior de todos.
Meloa já com frutos.

domingo, 28 de julho de 2013

O primeiro tomate deste ano a subir à minha premier league tomatal!

O tomate é de longe o vegetal (ou fruto) que mais gosto de cultivar, para além de gostar imenso do sabor, são plantas resistentes, fáceis de cultivar, e, que por norma compensam bastante em termos de produção.

Há milhares de variedades diferentes, cada uma com detalhes que as fazem ser diferentes e que são responsáveis por gostarmos mais ou menos de umas variedades em detrimento de outras consoante o gosto de cada um.

Este ano a minha colecção de tomate levou um grande incremento graças às ofertas do Rui Esteves e de outras pessoas que colocaram na minha mão dezenas de novas sementes deixando-me com cerca de 100 variedades diferentes, o que torna tudo muito complicado, logística, escolha das variedades, etc, por isso este ano fiz dois canteiros de tomateiros, o primeiro canteiro é o da premier league tomatal, onde plantei as minhas variedades preferidas e ainda algumas desconhecidas mas com uma reputação imbatível, o segundo canteiro tem os desconhecidos e os cherry.

Como para o ano estou decidido a ter menos variedades, 25 diferentes no máximo, tenho de fazer uma escolha bem assertiva dos que farão parte da equipa do próximo ano, este tomate aqui em baixo é o primeiro a ser promovido, chama-se speckled roman ou romano salpicado, é um tomate duro, muito aromático, de bom sabor, tem o sabor do tomate de antigamente, o tomateiro tem cerca de 1,5 m de altura e tem cerca de 12 tomates, estes dois tinham mais de 300 gr. cada um.

Tomate Speckled Roman

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?