Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tomateiros – espaçamento do plantio

O espaçamento adequado entre plantas é muito importante para termos plantas fortes e mais resistentes à doença, melhorando o arejamento junto ao pé estamos a contribuir para isso, para além de facilitar a remoção de folhas velhas e doentes e algumas pragas, torna seguramente mais fácil a cultura biológica de tomates.

Os tomateiros determinados necessitam de 60 cm de espaçamento entre plantas e 60 cm entre filas, isto seria o ideal, este ano usei 45 cm e tive uma boa produção (mas entrelaçaram-se uns nos outros e dificultou muito a colheita e a remoção de folhas velhas, é preferível deixar mesmo os 60 cm para que possam arejar convenientemente e evitar dessa forma uma série de doenças e pragas.

Os tomateiros indeterminados necessitam de bastante mais espaço, já que crescem muito mais. Usei também este ano 45 cm de intervalo entre eles e ficou tudo uma grande confusão, criaram hastes que chegavam aos 2 m de comprido e embrulharam-se todos uns nos outros. O ideal para este tipo de tomates será deixar pelo menos 90 cm de espaço entre eles e de 60 cm entre linhas, se se usarem treliças circulares para o suporte da planta o espaço deverá aumentar para 1,2 m a 1,5 m.

Se acharem que estão a desperdiçar espaço podem sempre plantar alfaces entre os tomateiros e assim aproveitar todo o espaço, quando o tomateiro crescer já apanhámos a alface e fica o espaço disponível para o tomateiro. O que costumo fazer é plantar manjericões e cravos da Índia entre os tomateiros, os primeiros contribuem para que os tomateiros cresçam mais e os cravos-da-índia protegem os tomateiros, com o seu odor, de uma série de pragas.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tipos de tomateiro

Tomate determinado, ou tomate arbusto são variedades que podem crescer até uma altura de 1,2 metros.
O tomateiro determinado pára de crescer quando os frutos aparecem no topo superior da planta. Todos os tomates amadurecem aproximadamente ao mesmo tempo (1-2 semanas).
Não exigem grande tutoramento de apoio e são perfeitamente adequados para o cultivo em vasos.
Não é necessário remover os ramos-ladrão deste tipo de tomateiro.
Exemplos: Tomate amuleto, tomate pernas de banana, tomate praleska,...

O Tomate indeterminado é mais parecido com uma videira. Podem alcançar alturas de até 3,5 metros, embora o normal seja abaixo dos 2 metros de altura.
Os tomateiros indeterminados irão florescer e dar novos frutos enquanto o frio não os matar. Não amadurecem todos ao mesmo tempo. É necessário o uso de tutores para suporte dos ramos.
É conveniente remover os ramos-ladrão à medida que vão surgindo, mas não é obrigatório, o ideal (segundo opiniões de especialistas) é remover os ramos-ladrão que apareçam até aos 25-30 cm de altura, para facilitar o arejamento no pé da planta.
Exemplos: Tomate coração de boi, tomate maçã, tomate pêssego, ...

Existem ainda algumas variedades (poucas) que são semi-indeterminados, mais pequenos que os indeterminados mas maiores que os determinados, necessitam de tutoragem como os indeterminados.

Relativamente a esta designação também já encontrei os termos indeterminante e determinante, mas optei por usar indeterminado e determinado, dado que encontrei mais referências usando esta terminologia.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tomateiros - Tipos de folha

Existem tomateiros com 2 tipos de folha. A folha Regular e a folha de Batata.

Existem variações destes 2 tipos de folha, as rugosas (a superfície da folha é áspera e verde escura) e as angora (folha peluda).

Folha regular é o tipo de folha mais típico com as bordas serrilhadas. Há muitas variações em termos de tamanho e cor da folha com vários tons de coloração verde ou verde-azul. Algumas folhas são muito estreitas e às vezes parecem-se com os dentes de uma serra.



Folha de batata normalmente tem menos cortes ou serrilhas no bordo da folha. Às vezes há alguns entalhes grandes no bordo da folha.



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tomate (Solanum lycopersicum)

Família: solanáceas

A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.

Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado no México.

Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registaram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume. Os primeiros contestam tal objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.

O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Trata-se de um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação. Popularmente, no entanto, não há consenso entre sua classificação como fruta ou legume.

O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.

Fonte: wikipedia
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?