Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Santolina pinta de amarelo a minha horta!

Já tenho santolinas há alguns anos, no fim do ano passado resolvi instalar uma na horta e o resultado revelou-se bastante interessante, rapidamente cresceu e está neste momento cheia de flores, dando o seu contributo na atracção de abelhas e na composição do espaço onde se enquadra.

As flores secas são excelentes para potpourris e servem para afastar traças e perfumar armários.

Gosta de sol pleno, solos bem drenados, arenosos e ricos em matéria orgânica. Deve ser podada de acordo com a forma que se pretenda.

Santolina chamaecyparissus 

Santolina chamaecyparissus 

Santolina chamaecyparissus 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Horta dos Outros - A Horta da D. Maria.

Outra das minhas vizinhas é a D. Maria, desde que se reformou dedica grande parte do seu tempo a este pedaço de terra contíguo à minha horta.

Aqui, planta de tudo, cebola, alho, alface, tomate, pimento, couve, brócolo, pepino, courgette e sei lá que mais, há sempre espaço para mais alguma planta nesta horta, nem nunca vi nada assim :) .








quarta-feira, 19 de junho de 2013

Que bem que cheiram estas lavandas!

Uma das plantas auxiliares que uso na horta são as lavandas ou alfazemas, instalei-as na horta no meu primeiro ano de hortelão de trazer por casa, em Novembro de 2011, adaptaram-se lindamente e tornam o meu "trabalho" na horta ainda mais agradável para além de cumprirem a sua função de atraírem as abelhas com as suas centenas de flores que exalam perfumes fantásticos.

Lavandula x intermedia Edelweiss.

Lavandula X intermedia Grosso






terça-feira, 18 de junho de 2013

Tomateiro Limão Gigante já se chama Limão Enorme!

Este tomateiro limão gigante parece querer fazer jus ao seu nome. Ainda não estão gigantes mas já estão enormes, falta a cor do limão.

Apresenta uma grande quantidade de tomates de belo tamanho, já lhe consegui contar 23 tomates, mas ainda está cheio de flores que com alguma sorte ainda frutificarão.

É um belo tomateiro, de folha regular, troncos grossos e bem formados. Não lhe tirei a maior parte dos ramos ladrão, tem mais de 1,6 m de altura, aproveitei para fazer uma experiência com 2 ramos ladrão, deixei-os cair na terra e enterrei uma parte do tronco, ganharam raíz nessa zona e fornecem um adicional de energia à planta que ela parece agradecer.












segunda-feira, 17 de junho de 2013

As Hortas dos Outros - Ti Fernanda - 2013

A Ti Fernanda continua nas suas lides hortíciolas, cada vez com mais vontade e maior diversidade, as culturas em vasos continuam linda e viçosas.
Grande exemplo de vida para toda a gente.

Cebola e alface

Cebola e Tomateiros

Tatsoi

Tomateiros

Horto e feijão

Vista geral da horta


...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?