Páginas

sábado, 10 de agosto de 2013

Não há manjericão mais sagrado do que este.

Manjericão Santo, também chamado de Tulsi ou Sagrado, é uma variedade antiga, nativa da Índia, onde é sagrado para os hindus, tem folhas ovais estreitas, extremamente aromáticas e que dá flores cor de rosa com uma fragrância fantástica. Esta planta de tonalidade vermelho-púrpura exala um delicioso aroma doce fazendo lembrar o cravo.

Quanto mais quente for o verão, mais escuro fica o roxo.

Aparecem também referências a esta planta na tradição cristã e na xiita, os cristão diziam que tinha nascido manjericão sagrado no local onde Jesus foi crucificado, mas para os hindus tem ainda mais significado e cultivam-no em templos e pátios e acreditam que esta planta os protege do infortúnio, que os santifica e os guiará para o céu.

É considerado uma das plantas mais importantes utilizadas na medicina ayurvédica.

Existem muitas variedades de Tulsi, as mais importantes são, o escuro ou "Krishna Tulsi" e o claro ou "Rama Tulsi", o Krishna Tulsi é mais comummente usado para a adoração e possui maior valor medicinal que o Rama Tulsi..

Esta variedade que tenho é a Krishna Tulsi ou Tulsi Escuro que também é conhecida por Shyama Tulsi.

Manjericão Sagrado.
Nota: tenho de meter aqui um a foto melhor.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Manjericão canela, que aroma fantástico!

Uma variedade de manjericão pouco comum, manjericão caneça, com um doce aroma canela entre a menta coreana e a canela é como melhor o defino, só usei até agora em saladas de fruta e cocktails, mas pela planta que fica bem bonita vale a pensa, e sempre que passo ao pé dele ou vento o trás até mim, vejo que vale a pena semeá-lo.







Dois tomates muito parecidos

Estes dois são muito parecidos, o Chianti Rosa e o Cor de Rosa Gigante, os tomateiros são praticamente iguais, a diferença mais evidente que vejo é que os chianti são maiores mas o cor de rosa tem sempre mais tomates, o primeiro veio dos USA da tomatofest, o segundo veio da Rússia e são da Baccma, desconfio que sejam o mesmo tomate e foi apenas uma questão de falha na tradução do Russo para Português, este ano espero tirar isto a limpo.
Cor de rosa gigante

Cor de rosa gigante

Chianti Rosa

Chianti Rosa

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ontem a Lua mandou!

Ontem foi dia de sementeiras para o próximo inverno, ordens da Lua, disse-me ela, redonda que nem um tamanco, semeia vegetais de folha que vais ver que a coisa vai dar, como raramente me engana, assim fiz.

Semeei: Couve Durham Precoce, Couve Rei de Janeiro, Couve Wintergreen Offenham 3, Couve  Vorbote 3, Radichio, Chicória Frisada Pancalieri, Chicória Vermelha di Treviso, Radicchio Palla Rossa 3, kale, Tatsoi F1 Vermelho e Pak Choi F1 Hanakan.

No total foram 200 sementinhas muito bem dispostas em tabuleiros de alvéolos, usei siro-germ como é habitual e só pode correr tudo bem.

Vai ser o meu primeiro ano em que vou apostar, a sério, em couves, eu não tenho a mesma consideração por todos os vegetais, confesso, e a couve é um  dos que menos admiro, mas desta vez estou apostado em tratá-las como aos tomateiros e espero que elas correspondam devolvendo-me couvinhas de jeito.

A ver vamos como diz o cego!

Foram 4 tabuleiros destes, cada um tem 50 alvéolos, agora é só manter a temperatura e a humidade estáveis.



terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Aurora Boreal visitou a minha horta!

Um belo tomate, este Northern Lights ou Tomate Aurora Boreal, de sabor delicioso, bicolor, amarelo e cor de laranja, generoso no tamanho e bastante precoce, apenas 55 dias desde o transplante, o tomateiro tem sido bastante resistente a doenças e mesmo à podridão apical, acho que é mais um que terá direito a um lugar de honra na próxima season.





segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tomate Marianna's Peace - o maior que apanhei este ano!

O Tomate Marianna's Peace é uma variedade tardia com folha de batateira que produz tomates de bom calibre, deve o seu nome a Marianna, filha de agricultores da Boémia, na actual República Checa, na II Guerra Mundial, em 1945, os Russos levaram Marianna para a Sibéria quando tinha 17 anos de idade, durante a viagem forçada Marianna conseguiu escapar e fugir para a Baviera. Só voltou a encontrar os seus pais passados 10 anos, o pai, antes de morrer, passou-lhe as sementes deste tomate e deu-lhe o nome de Marianna's Peace.

Em 1947 Marianna casou-se e foi para os EUA, levou consigo sementes deste tomate que já existia desde 1900 na sua família e a partir daí tem sido cultivado ano após ano pela sua beleza e delicado sabor.

As sementes chegaram até mim através de uma pessoa que recebeu sementes de uma filha de Marianna e tem contribuído para perpetuar esta variedade.

E vale bem a pena que esta variedade se mantenha livre da extinção.

Tomate Marianna's Peace.

Tomate Marianna's Peace.
Hoje já o pude provar e só de o cortar deu logo para perceber que só poderia ser muito bom, suculento, sem grandes espaços vazios, só consegui tirar 16 sementes. Foram quase 700 gramas para 3 pessoas, confesso que prefiro tomates mais pequenos, é muito tomate para se comer de uma vez e estar a cortar e pôr no frigorífico não me parece grande ideia, os tomates haviam de ter cerca de 300 gramas, davam muito mais jeito, eheheh.

Cortado ao meio, tomate bem cheio e carnudo, tinha 16 sementes.
Provámos antes e depois de temperado, é demasiado bom de qualquer forma, acompanhou um frango assado que estava uma delícia. 

Já temperado com vinagre balsâmico e sal, delicioso.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?