Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alecrim aos molhos!

Os alecrins fazem ano e meio na minha horta e têm dado um grande contributo em cor e cheiro para além de que as suas flores atraem as abelhas, tão necessárias para a polinização de algumas plantas.

Para além de servirem como tempero em assados, guisados ou ainda em espetadas (enfia-se a carne em paus de alecrim e vão a grelhar assim), serve também para tomar em infusões, que tem vários efeitos benéficos no organismo.

Tenho diversas variedades diferentes que dão flores de várias cores, branca, lilás, azul e cor de rosa e com várias formas bem distintas, umas rasteiras outras mais altas mas todas muito rebeldes.

Deixei passar a época da flor, mas depois colocarei aqui quando estiverem em flor.

Não me lembro do nome deste, o nome apagou-se da placa de identificação

Rosmarinus officinalis Haifa

Rosmarinus officinalis prostatus

Rosmarinus repens - dá uma flor muito clarinha, quase branca com um leve tom de lilás.

Rosmarinus officinalis corsican blue

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mas que lindas estas Potimaron!

O amigo Rui Esteves enviou-me sementes de abóboras Potimaron, só tinha posto abóboras no meu primeiro ano de agricultura e tinha corrido muito mal, como ocupam muito espaço, desisti de plantar, mas como achei estas variedade muito interessantes, voltei a semear e espero obter bons resultados porque modifiquei uma série de procedimentos em relação à primeira vez.


O que fiz igual ao primeiro ano?
Semeei em vasos de turfa e não directamente na terra, porque os vasos de turfa são colocados directamente na terra e não há necessidade de mexer na raiz, as cucurbitáceas não gostam que lhes mexam na raíz.

O que fiz mal da primeira vez?
Praticamente não usei composto quando as transplantei e os frutos ficaram pequenos e sem interesse, a terra também não estava propícia a este tipo de cultura, estava pesada e com pouca drenagem.

O que fiz bem agora?
Fiz uma cova com cerca de 1 metro de diâmetro na qual misturei cerca de 20 l de guano de aves, isto 15 dias antes de plantar, a raíz ficou acima desta mistura rica para não queimar. A terra ficou com uma boa textura e assim melhorei a drenagem para além de ter aumentado substancialmente a quantidade de alimento disponível para a planta que é bem exigente nessa matéria.

Os resultados parecem saltar à vista.


Abóbora Potimaron plantada no dia 1 de Maio.

Abóbora Potimaron no dia 15 de Maio.

Abóbora Potimaron no dia 2 de Junho.
Abóbora Potimaron no dia 15 de Junho.

Abóbora Potimaron no dia 23 de Junho

Abóbora Potimaron no dia 24 de Junho.

Abóbora Potimaron no dia 24 de Junho.
Espero colocar mais fotos com desenvolvimentos em breve.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Técnica para obter sementes puras em tomateiro

Com o objectivo de obter tomates puros que me permitam obter sementes não "contaminadas" por outras variedades isolei alguns pendões florais ainda fechados, com sacos de organza, quando nascerem os tomatinhos tirarei os sacos e marcarei os ramos para saber de que tomates tirar sementes realmente puras.

Todos os dias terei de mexer e abanar os sacos para ajudar na polinização, tirando isso não é preciso fazer mais nada.










...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?