Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Vêem-se crescer estas abóboras!

Estas lindas aboboreiras brancas, germinadas a partir de sementes que o Rui Esteves, gentilmente, me enviou, têm tido um desenvolvimento exemplar. Duas plantas plantadas com 1 mês de intervalo, uma tem 6 abóboras já de bom tamanho e forma que crescem diariamente e não estou a exagerar, vêem-se crescer, a outra ainda só tem uma.

É claro que me ocuparam todo o canteiro e tive de andar a apanhar radichios para dar de modo a arranjar espaço para esta menina e colocar paus para ela subir, aproveitei também a estrutura em canas que fiz para o feijão para as orientar para lá, e lá andam pelos ares sem se queixarem, acho que por este andar vou fazer 2 andares de folhagem de abóbora, eheheh.







sexta-feira, 5 de julho de 2013

Assim é que eu gosto!

Esta é a fase que eu mais gosto, eu e toda a gente muito provavelmente, a horta enche-se de frutos maduros e/ou a amadurecer e sempre que vamos à horta somos recompensados com generosas ofertas que enriquecem os nossos palatos e se tornam assunto de conversa durante as refeições.

Feijão Rainha Púrpura - tem-se revelado bastante produtivo, tenho colhido cerca de 800 gr. de cada vez, é muito tenro e saboroso, depois de cozido fica verde.

Da esq. para a dta. - Wapsipinicon Peach (delicioso), Stupice (completamente desinteressante) e Limão gigante (verdadeiramente delicioso).

Courgette redonda

Limão Gigante, o maior de todos que apanhei até hoje.

Limão Gigante com 453,8 gr..

Radichio Palla Rossa 3 - haviam de ter ficado mais vermelhos mas ficaram assim, deve ter sido do calor, gostam mais de fresco, o seu sabor não está grande coisa, amargam um pouco. Irei tentar novamente no Outono.

Lavandula intermedia grosso - tive de colher algumas flores, como são às centenas a planta cai para todos os lados com o peso

Lavandula intermedia grosso mais em pormenor.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Receita de Cougette grelhada com presunto e mozarella.

Conforme tinha prometido, aqui fica a minha receita de courgette grelhada, nos outros anos fazia com courgette de forma tradicional, ontem experimentei com a redonda e fica excelente na mesma.

Seleccionei estas duas courgettes para o jantar de ontem (2 pessoas) mas acabei por usar só uma, a maior, porque era grandinha e achámos que iria ser suficiente depois da sop,a feita só com vegetais da nossa horta, e, realmente foi suficiente.

2 courgettes redondas
Cortei fatias com cerca de 1 cm de altura e coloquei no grelhador bem quente.
Passado alguns segundos tempero com óregãos e deixo grelhar 2 a 3 minutos, depois viro-as, não ponho sal, o presunto irá salgá-las um pouco, mas nós aqui em casa usamos pouco sal.
De seguida coloco o presunto, fininho, cortado em pedaços pequenos e deixo o presunto suar cerca de 1 minuto.
De seguida coloco o queijo, desta vez só tinha em fatias mas costumo usar em fios, deixo derreter um pouco.
Polvilho com óregãos novamente e acabo de grelhar durante mais 1 ou 2 minutos.
Está pronto, fica muito bom, não é dispendioso, não tem muitas calorias e é rápido de fazer.
Podem usar-se diversos temperos que como a courgette tem um sabor muito neutro acaba por realçar bem outros aromas.

Experimentem e bom apetite!

Uma dica: a courgette vai largando suco, eu escorro-o para não queimar.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fruto da colheita de ontem!

É com grande satisfação que coloco este post. Ontem tivemos o privilégio de comer o primeiro tomate com sabor a tomate deste ano.

O tomateiro limão gigante já tinha 1 tomate pronto a comer, talvez ainda precisasse de mais 1 dia ou 2 mas não conseguimos resistir, quando fui para o fotografar já a Anabela o tinha cortado e metido na salada.

Era delicioso, não sei se por andarmos a comer tomate de compra ou por ser uma realmente delicioso, mas confirmarei na próxima apanha, soube a pouco eheheh.

Tomate Limão Gigante e Alface.

Outra agradável surpresa é a courgette redonda, nos últimos 8 dias apanhámos 8, que planta generosa, de sabor muito semelhante à courgette normal, sensível no transporte, logo já as vamos comer grelhadas com presunto e mozarella, nham nham.

Courgette Redonda e uma das tradicionais.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ataque feroz!

Começaram os ataques das vorazes lagartas dos tomateiros. Já há algum tempo tinha previsto que isto iria acontecer, nos últimos meses tenho visto muitas traças (tuta absoluta) e borboletas castanhas ou cinzentas, numa quantidade que nunca me lembro de ter visto anteriormente.

Já tive de remover um tomate, um laranja russo 117 todo furado ainda com a danada lá dentro.

Para resolver o problema encomendei um bio-insecticida de Bacillus thuringiensis, resistente à radiação UV e com um efeito de 10 dias, possui uma elevada virulência para as lagartas e funciona muito bem, para além de não ter intervalo de segurança nem deixar vestígios nas culturas, é o ideal para aplicações próximo da colheita.



domingo, 30 de junho de 2013

Lindo, este Russo que veio da Moldávia.

Semeei-o  a 27/02/2013 e transplantei-o a 1 de Maio, é um tomateiro determinante originário da Rússia (pelas pesquisas que fiz), um amigo trouxe-me as sementes da Moldávia, confesso que não tinha nenhum interesse especial por esta variedade mas a verdade é que ao crescer se transformou numa bela planta com frutos muito bem formados, ovalados mas com ângulos bem definidos.
A planta tem cerca de 1,20 m e como está numa das pontas toda a gente repara nele e nos seus frutos, deve ser o tomateiro mais vezes mexido na minha horta, ehehheh..





...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?