Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Colheita de Sábado

Os rabanetes ametista ao fim de 40 dias desde a sementeira já estão prontos a comer. E são saborosos, temo-los comido crus na salada, fatiados, temperados com azeite, sal e vinagre balsâmico ficam ótimos.


 Alho-francês que nasceu não sei muito bem como, estavam com excelente aspecto e farão parte de uma sopa.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mais uma sementeira!

A coisa correu-me mal com os manjericões, nasceram bem mas o frio foi acabando com eles (mesmo dentro da estufa). Por isso resolvi fazer uma nova sementeira com sementes bem antigas, que tenho desde 2008, mas têm estado bem acondicionadas e irão nascer.
Semeei:

  • Manjericão Lima
  • Manjericão Limão
  • Manjericão Canela
  • Manjericão Folha de alface
  • Manjericão Doce verde
  • Manjericão Ligure
  • Manjericão Delícia Púrpura
  • Manjericão Grego
  • Manjericão "Bush"


Semeei ainda: alho porro musselburg; kohlrabi early white vienna; anis; e novamente alcaparras (que não há meio de conseguir que nasçam) e umas sementes que me deram e a que chamaram erva-doce que julgo ser anis, semeei o anis também para poder comparar.

Rabanete ametista - Amethyst Radish

O Rabanete (Raphanus sativus) é uma planta da família das Brassicaceae, originária da região mediterrânea. A sua raiz apresenta-se como um bolbo comestível de cor vermelha e sabor picante ou não.


Esta variedade de rabanetes é fantástica, estes ametista têm pele de cor púrpura e carne branca e são deliciosos e ligeiramente picantes.

Semear a partir de Março e até Agosto, a 1 cm de profundidade, em regos espaçados 20-25 cm entre si, colocar as sementes a cada 5-7,5 cm e quando nascerem desbastar até aos 15 cm.
No inverno também se pode semear em alfobre em local abrigado, é assim que eu faço sempre, semeio no germinador e depois planto-as com 10 ou 15 dias, a taxa de natalidade é muito alta, e, assim não desperdiço nem sementes nem água.

Ao fim de 45 dias estarão prontos a comer, quando atingirem mais ou menos o tamanho de uma bola de golfe, mas é fácil perceber quando estão prontos a colher porque saiem da terra e quase vêm ter connosco eheheh, nesta altura não os podemos deixar na terra, são um petisco para caracóis e lesmas, já apanhei vários comidos por dentro com várias lesmas a banquetearem-se. Aguentam uma semana no frio, mas apanhar ao fim do dia para comer ao jantar é bem melhor.
Gostam de chuva constante e adoram água e solos leves e bem drenados.

Rabentes ametista com 35 dias, desde a sementeira.

Alguns estão roídos pelas lesmas e caracóis.

No início não gostávamos muito do sabor, mas com o hábito já não ouço ninguém a refilar com os rabanetes, ouço mais o ruído feito ao trincá-los.



domingo, 6 de maio de 2012

Plantação de tomate 2 (planting tomato)

Neste momento já tenho 40 pés de tomateiro plantados na horta, uns até já estão bem grandes. A cobertura de plástico tem dado bons resultados.
Os 3 mais à direita estão a ficar com as folhas enrugadas, talvez do frio.



Lista de variedades já plantadas este ano.




...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?