Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Máquinas de fazer courgetes!


A courgete tornou-se, cá em casa, um vegetal muito apreciado, cru, grelhado, no wok ou no forno com béchamel, revelou-se um vegetal muito versátil, saboroso, leve e apetecível que complementa a proteína animal de forma muito completa, substituindo os hidratos de carbono com enorme sucesso.

Este ano plantei 4 courgetes, uma da variedade Brice (redonda), outra da variedade Libanesa, e ainda outras duas da variedade verde clara italiana. Qualquer delas se revelou exageradamente produtiva, posso dizer-vos que na última semana colhi mais de 20 kg de courgetes destas 4 plantas, é raro o dia que não colha pelo menos 4 exemplares, já tenho o congelador cheio de courgete à espera de entrarem em diversas sopas.

O segredo de tanta produtividade, penso eu, deve-se ao facto de ter metido uns acrílicos como corta ventos, por um mero acaso resolvi proteger as courgetes com estes acrílicos, estava muito vento e elas abanavam por tudo quanto era lado, tenho de as proteger, pensei eu. 

Não apresentam qualquer sinal de oídio, o que é um pouco estranho, plantei-as no sábado véspera do dia de Pascoela, semeadas no dia 1 de Março, resolveram crescer e estão neste momento com um tamanho que nunca vi em plantas de courgete, um dos truques que uso também é nunca as deixar crescer muito, 1 kg no máximo dos máximos e mesmo assim já é para sopa, eu acredito que se deixarmos de colher a planta pensa que já não queremos mais e deixa de produzir, digo-vos que este ano já vi algumas destas plantas com 12 courgetes em simultâneo, o que é fabuloso.

Ficam aqui algumas fotos.

Estas fotos com 3 semanas de horta: 





Estas foram tiradas ontem: 







Exemplo de um dia de colheita:

As redondas são a variedade Brice,as compridas são a Verde Clara Italiana e as mais curtas e gordas são a libanesa.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?