Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Hoje foi um dia bem trabalhoso na horta!

Lavar o depósito de água, adicionei um pouco de cal viva nos últimos 100 litros de água, esfreguei-o à vassoura para tirar as algas que se vão formando, a cal ajudou bastante, foi mais fácil do que das outras vezes, a cal dissolveu as algas, o depósito ficou mais branquinho do que o habitual, gostei do resultado final.

Regar: cebolas, feijão, pimentos, meloas, alhos, pepinos, brócolos, abóboras e cenouras. Não reguei os tomateiros, tinha-os regado ontem.

Plantar 3 árvores de fruto, uma macieira bravo esmolfe, um pereira vilmes e uma pereira nashi, bem, acabou por não ser bem assim, depois de ter aberto os 3 buracos achei que um dos locais escolhidos não era muito bom, ou não gostei da disposição com que iria ficar que acabei por plantar só as 2 primeiras e deixei a pereira nashi no vaso dentro do buraco, pode ser que amanhã goste mais, mas não acredito, acho que vou ter de abrir mais um buraco, o que não me anima nada, abrir mais um buraco de 70x70cm em terra nunca dantes navegada, ufa.

Colher, a melhor parte! Foi uma boa colheita, 4 abóboras potimaron,  1 alface, uns quilos de tomate variado e de pepino (este ano é o ano do pepino) e ainda 4 pimentos ainda verdes (2 marconi gold e 2 amarelos), desta parte tenho fotos.

 Jóia de Oaxaca, Andine Cornue, Iryshka, Pérola do Jardim, Ananás Negro, Gold Nugget, Amuleto.

 Jóia de Oaxaca, Andine Cornue, Iryshka, Pérola do Jardim, Ananás Negro, Gold Nugget, Amuleto.


 Missouri Pink Love Apple, Jóia de Oaxaca, Iryshka, Pérola do Jardim, Gold Nugget.

Pepinos.
 Pimento marconi gold e amarelo.

Abóbora Potimaron (as bananas e maçãs também são minha!s).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Experiências com adubos químicos - parte 2.

Este é um Hungarian Hot Wax, um pimento pouco picante mas com frutos muito bonitos.

O resultado desta experiência com contentores tão pequenos, produziu uma planta pequena mas carregada de frutos, no entanto estes apresentam-se um pouco mais pequenos que o normal.

Hungarian Hot Wax

Hungarian Hot Wax

Hungarian Hot Wax


Este é um Numex Pinata, um pimento também pouco picante mas com frutos muito bonitos.

O resultado desta experiência com contentores tão pequenos, produziu uma planta pequena mas carregada de frutos, no entanto estes apresentam-se um bem mais pequenos que o normal, o número de frutos é superior ao habitual.
Numex Pinata

Numex Pinata

Numex Pinata


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Experiências com adubos químicos - parte 1.

Esta temporada resolvi fazer algumas experiências com adubos químicos!

Os vasos são de 15 cm de diâmetro por 20 cm de altura (pequenos), com substrato normal e que fui alimentando com adubos químicos, mais ricos em azoto no início da vida da planta e depois de terem flor, adubos mais ricos em potássio e a verdade é que obtive resultados fantásticos para o tamanho do vaso e da planta.

Este é o pimento picante murupi vermelha, tem 8 frutos de tamanho normal para a variedade, apresenta-se muito saudável e até já tem 2 frutos maduros. Agora percebi como encontramos nos centros de jardinagem a vender pequenos vasos de pimentos carregadinhos de frutos e com óptimo aspecto.

Com os químicos as plantas produzem bastante mais do que apenas com guanos naturais e percebe-se bem porquê. As doses de NPK são bem superiores e provavelmente de absorção mais fácil para a planta. Usei a gama complesal da Bayer nesta experiência.

Nota: estes pimentos não se destinam a ser consumidos, só serviram para fazer experiências.





quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mais uma colheita, esta de 2 dias!

Este ano a produção tem sido bastante elevada, mas também não posso dizer ainda muito porque só estou no início do meu terceiro ano de horta, a verdade é que diariamente a horta nos presenteia com belos exemplares de diversas variedades de alta qualidade e de sabores únicos, o que torna bastante compensador todo o trabalho investido para obter estes resultados.

Pepinos de diversas variedades, poona kaera, moleira, Rodnicioc, Sremska e ashley.

Pepinos de diversas variedades, moleira, Rodnicioc, ashley e ainda uma courgette redonda.

Pepinos, courgette redonda e uma courgette que não sei o nome.

Diversas variedades de tomate - limão gigante, wapsipinicon peach, Iryshka, gold nugget,  azul P20 e delícia do jardineiro 

Gold nugget - estão deliciosos este ano.

Iryshka - lindos, ainda não provei.

Azul P20 - ficam mais bonitos que o que eu contava.

Picante até mais não!

É um dos pimentos mais picantes do mundo, este Bhut Jolokia (pimenta fantasma) é originário da Índia e é conhecido por muitos nomes diferentes em diversas regiões, tais como Bih jolokia (pimenta veneno), Nagahari, Raja Mircha, Raja Chilli (rei das pimentas) ou Borbih Jolokia.

As plantas alcançam alturas que podem ir até ao 1,2 m, com caules fortes verde escuro e flores brancas, os frutos vão do verde ao vermelho quando amadurecem, são extremamente picantes, mais de 1.000.000 na escala SHU e apresentam-se ligeiramente enrugados.









segunda-feira, 15 de julho de 2013

Abelhas na flor da aboboreira.

Um destes dias apanhei 3 abelhas na mesma flor da aboboreira potimaron, estavam a fazer o seu trabalho tão concentradas que nem deram por mim ou se deram não se importaram.

Gosto de ver a natureza a seguir o seu curso!


...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?