Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Kohlrabi


Kohlrabi é uma planta da mesma família que as couves (Brassicas), também é conhecido como nabo alemão.
É de fácil cultivo, saboroso e nutritivo, rico em vitamina C e fibra e é também uma boa fonte de potássio.
A "cabeça" forma-se logo acima da linha do solo e parece um nabo.
Há várias variedades: Sweet Vienna, Early White Vienna, Purple Vienna e Kolibri.
O tempo de maturação varia entre os 45 e os 55 dias, no kolibri são 70 dias) .
Pode ser cultivado no inicio da primavera e no outono, dizem que a plantação de outono é melhor, os kohlrabi crescem mais e sabem melhor se amadurecerem em tempo mais fresco.
Semear em estufa no final do inverno e transplantar para o local definitivo antes das últimas geadas para que se possa colher ainda na primavera e antes do calor intenso.
Para a colheita de outono semear directamente no solo em Setembro.
Semear a 1-1,5 cm de profundidade afastados cerca de 4 cm entre si, mondar até ficarem a 15 cm de espaço.
Gosta de sol pleno e solo rico e bem drenado.
É pouco atacado por insectos e geralmente não apanha doenças.
Colhe-se quando está do tamanho de um maçã, se ficarem maiores ficam mais duros.

Um rego de Kohlrabi

Plantei um rego de Kohlrabi para experimentar. Entra numa das minhas saladas preferidas (cole-slaw) e plantei meia dúzia de pés. Estou para ver o que vai sair daqui.

A fila da direita são kohlrabi ao lado de couves penca, a sua parecença com as couves é imediata.


Um exemplar com 5 semanas.




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Canteiro de Couves


O meu canteiro mais recente de couves, de várias variedades e espécies. Couve coração, tronchuda, couve de bruxelas, brócolo romanesco e couve-flor roxa. Plantei-as os 3 regos da direita a 17 de Setembro e os 3 da esquerda 2 semanas depois, agora já estão bem maiores, adubei-as com estrume de galinha, o que resultou muito bem. Com este calor tenho regado com frequência.
Estou mortinho para ver os brócolos romanesco, confesso.
Vêem-se também nesta foto 6 pés de pepineiros Paris que semeei para aproveitar o bom tempo que se fazia prever.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pak Choi

Pak choi é um vegetal Asiático muito parecido com a couve chinesa, da família das couves, do grupo das Brassica rapa Chinensis, cresce rapidamente e produz  tenras folhas verdes, ideais para saladas, sopas, cozer, ou grelhar.

De cultivo muito semelhante à nossa couve.

Semear no início da primavera (depois da últimas geadas) ou no fim do verão ou início de outono a 12 mm de profundidade, em regos espaçados 35 cm uns dos outros. Monda-se a espaços de 10 cm parra produzirmos plantas bebé (muito tenras), ou até os 30 cm para produzirmos plantas maiores.

Tempo de maturação: 40-50 dias

Preparação do solo: Prefere solo fértil e bem drenado, gosta de ser fertilizado, tal como as nossas couves.
Não suporta nem temperaturas muito altas nem muito baixas, mas gosta de locais solarengos. Em caso de frio intenso recomenda-se a cobertura do solo com palha ou outro material.


Plantar Pak-choi

Plantei hoje 15 pés de Pak Choi. É a segunda vez que tento este ano, mas não correu bem. Plantei em Junho, floriram muito cedo e ainda por cima os caracóis limparam com os restantes. Espero que desta vez me saia melhor. Ainda tenho mais uns 20 pés no sitio onde os semeei e vou deixá-los crescer aí, vamos ver o que dá.

O solo já trabalhado.

Regos abertos (30 cm de espaçamento entre os regos)

Já plantadas (nalgumas vêem-se ramos de diospireiro que uso para fazer sombra às plantas recém transplantadas, um truque que a minha avó usava)

Uma planta de Pak Choi

Aqui com o seu "sombrero"!


Aspecto final do canteiro

A Horta do Pimenta

Crio um novo tema neste blog com o nome "A Horta do Pimenta" em honra dos meus Avós.
Eles cultivaram este terreno onde agora tenho a horta e pelo cuidado e esforço que sempre aplicaram nesta tarefa e que sempre me dedicaram merecem bem esta honra.

Aqui tentarei descrever o que fui e vou fazendo ao jeito de um diário, expondo conhecimentos e experiências adquiridas ao longo deste meu percurso pela horticultura.

Mudança de hábitos

Continuo a cuidar das minhas ervas aromáticas de forma tão cuidada e apreciada como sempre, tenho mantido as minhas espécies bem saborosas e aromáticas, mas desde que mudei de casa que só tenho um pequeno canteiro de 5x1m que fica entre muros, é pouco arejado, tem pouca exposição solar para além de estar sobrelotado. Mais uns vasos (demasiados) e lá fui conseguindo manter em número as minhas plantas.
Mas sabia-me a pouco, a muito pouco...

Por isso resolvi pegar num terrenozito dos meus pais (que fica a uns 500m de minha casa) e cultivá-lo com vegetais. Foi a melhor ideia que podia ter tido. Transformei-o numa horta.

Desta forma consegui mudar alguma coisa nos meus hábitos. Uso menos o computador e passo menos tempo no sofá e todas as tendinites que me causavam desconforto melhoraram substancialmente.

Descobri que gosto de cavar (poucos metros de cada vez), abrir regos, semear, plantar e da maioria das tarefas ligadas a uma horta. É um anti-stress do melhor, mói-me o corpo mas limpa-me a cabeça e isso é fantástico.

Gosto também de ver as coisas a crescer e de as colher...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O retorno é sempre difícil mas inevitável

Voltar a "postar" neste blog está ser difícil, muito difícil, perdi o jeito ou o à vontade, algo do género aconteceu. É difícil, sempre, o retorno, mas acaba por ser inevitável e isso lembra-me Zaratustra e a doutrina do eterno retorno nos pensamentos de Nietzsche...

"O tempo é um anel perfeito. Sem inicio nem fim, é uma estrada que só pode ser conhecida no portal do instante. Deste portal segue uma estrada infinita para trás e outra para frente, sendo o instante o ponto onde as duas estradas se encontram. Assim todas as coisas já aconteceram e irão acontecer novamente numa repetição infinita. Este eterno retorno é o mais pesado dos pesos."

E refiro Nietzsche para aligeirar dos meus ombros este peso causado pela longa ausência de "posts" no meu blog, e, assim pedir desculpa aos leitores habituais com o compromisso de que tentarei postar com frequência.
Até amanhã.
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?