Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

Uva Crispa com 2 meses deu o seu primeiro fruto!

No dia 8 de Março comprei uma Ribes Uva-Crispa Hinnonmaki Vermelha no Lidl, coloquei-a num vaso tubo, daquelas das árvores, está num sítio onde só apanha sol ao fim da tarde, tenho-a mantido sempre com boa humidade e ela resolveu, 2 meses depois, retribuir-me com 1 fruto, o que é muito bom para tão pouco tempo, tenho dúvidas é que seja realmente vermelho, está amarelo esverdeado.
Ficam aqui as fotos.

Lindo e brilhante, só dei conta dele hoje!

A planta nem está muito grande!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Agora é que vou passar a beber caipirinhas e mojitos e comer guacamole!

Há um ingrediente comum nas caiprinhas, nos mojitos e no guacamole, a lima.

Cá em casa, de vez em quando, compramos limas, essencialmente para cozinhar, usamos em assados, abertas ao meio e colocadas no tabuleiro no forno, quando se tira o assado do forno apertam-se as limas e estas desfazem-se em sumo que dá um excelente sabor a qualquer molho.

Como tinha espaço para mais uma árvore que não ficasse muito grande optei por uma limeira. A limeira é uma árvore semelhante ao limoeiro, originária da Pérsia, da família das rutáceas e cujo fruto é a lima.
Comprei-a por 4 euros e qualquer coisa e plantei-a no dia 20 de Abril deste ano, e, não é que a malandra já tem limas pequeninas e está cheia de flor.
Como curiosidade: há uma cidade Brasileira que deve o seu nome à Limeira e que fica no estado de São Paulo.

Cada vez me convenço mais que as plantas sentem o carinho que lhes fornecemos e retribuem de igual forma.

Deixo-vos aqui fotos desta pequena árvore.

O pé coberto com palha para manter a humidade e a temperatura do solo enquanto  ela se estabelece.

Já se vêem flores e pequenas limas, que espero que não caiam, nota-se também alguma ferrugem ou lá o que é nalgumas folhas, tenho de a tratar mas como não percebo grande coisa do assunto ainda não o fiz.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os sapatos mais adequados para a horta (Great shoes to gardening)

Um amigo ofereceu-me uns sapatos especiais para a horta, até pensei que estava a brincar, mas quando me chegaram a casa percebi que falava a sério.
São uns Wocks, totalmente feitos  em Portugal, de excelente qualidade e com características fabulosas para o trabalho na horta.
O seu peso é uma surpresa de tão leves que são, feitos em everlite, laváveis, palmilha amovível e lavável também, o design é bastante moderno e agradável e são bastante confortáveis para além de serem antiderrapantes.
A maior surpresa é por serem feitos em Portugal, mais concretamente em Gaia e nestes tempos que correm temos de optar preferencialmente por produtos Portugueses e quando têm esta qualidade até nos devem deixar orgulhosos.
Fica aqui a referência para o website e algumas fotos.




Este é o modelo que tenho, existe em mais cores e também mais modelos para uma série de usos diferentes.
Visitem o website AQUI.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Centopeias

Este ano, tenho encontrado com frequência enormes centopeias, debaixo dos vasos, no meu jardim de aromáticas, nunca as vi tão grandes como este ano. Não sei porque proliferaram tantos, será por ter chovido tanto este ano?
Deixo-vos aqui umas foto da maior que já vi até hoje, devia ter muito próximo de 20 cm de comprimento.



As centopeias ou quilópodes ou centípedes são organismos da classe Chilopoda do filo dos artrópodes. São animais de rápida locomoção, carnívoros e que não se enrolam.

Apresentam entre 15 e 191 pares de pernas dependendo de espécie e tamanho, o número de pernas é sempre ímpar e por isso nenhum tem 100 patas, a maioria das espécies de centopeias de grande porte utiliza as patas para mergulhar na terra, e tapar o buraco que faz na terra ao passar.
São predadores providos de uma garra com veneno. O veneno não representa qualquer perigo para o ser humano, a não ser em caso de reacção alérgica.
Habitam nas regiões tropicais e temperadas do planeta e pesam em média 20 a 30 gramas;
Alimentam-se de pequenos moluscos, vermes, insectos e aranhas, possuem pinças venenosas nas patas do primeiro segmento do corpo.


domingo, 12 de maio de 2013

Um belo tomateiro este Limão Gigante - Giant Lemon Tomato

Umas das variedades novas de tomate que tenho este ano é o tomate limão gigante, proveniente da Rússia.
Semeado em 9.1.13 demorou em média 21 dias a germinar, plantei 1 pé na horta a 1 de Março e hoje, 12 de Maio, vi o primeiro tomate que já tem pelo menos 2 ou 3 dias, pelo tamanho.
Deixo-vos aqui o registo desta bela surpresa.

Cá está o menino!

O limão gigante é o da direita e tem dezena de flores.

Espero que sejam saborosos!


...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?