Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pimentos, pimentinhos!

Impulsionado pelo exemplo do Rui Esteves, este ano semeei os pimentos doces e picantes a 29 e a 31 de Janeiro, deixo-vos aqui algumas fotos do seu estado no dia 1 de Março.










segunda-feira, 4 de março de 2013

Como melhorar os índices de germinação - Germinador "Implacável"

Farto de andar com "caixinhas" de esferovite que electrificava com lâmpadas para manter as sementes de pimento a germinar com uma temperatura estável que fosse superior a 20ºC, este ano resolvi fazer um germinador com 2 prateleiras e onde cabem 2 tabuleiros de esferovite iguais aos comerciais que têm 150 buracos. Isto satisfaria as minhas necessidades relativamente à germinação.
E assim fiz:
Deixo aqui os desenhos da minha "obra".
Estrutura em ripas de madeira, dependendo do tamanho pode precisar de mais ripas para aumentar a robustez.

Forrei com MDF (de preferência hidrófugo) ou outro material que não seja muito pesado, usei cola branca e agrafos para fixar as placas às ripas. Como o MDF que comprei é do normal tive de usar cuprinol para o isolar e a seguir pintei com um primário, achei que era o suficiente, já que iria ser forrado.

Instalei uma calha na vertical para que  a porta possa correr, optei pela  vertical porque a abrir necessita de menos espaço e a estrutura não é assim tão robusta que permitisse a colocação de dobradiças que acabariam por se estragar.
Não esquecer de fazer um batente para que a porta não caia, no meu caso dobrei a calha e a porta dali não passa.
Fiz a prateleira do meio com uma grade de uma estufa antiga que tinha, vejo várias vantagens na grade, deixa passar a luz,  o ar circula, ainda permite uma fixação fácil das lâmpadas e além disso é amovível.
Nesta fase é conveniente fazer toda a instalação eléctrica. 
Fiz a instalação de fios eléctricos, que colei com fita adesiva, furei a caixa para saída dos fios
Forrei todo o interior com folha de alumínio reflector de calor e de luz, usado para colar na parede para reflectir o calor de irradiadores, usei um que havia no Leroy Merlin em que a parte de colar tinha esferovite (2 ou 3mm) o que melhorou ainda mais o isolamento.
Forrei todo o exterior com esferovite de 1 cm de espessura, colei fita adesiva branca nos cantos e junções porque é natural que o esferovite se comece a despedaçar com o uso, podia ter usado cantoneira, mas teria de a comprar.
Forrei também a porta da mesma maneira que o resto.
Instalei uma lâmpada fluorescente Fluora da Osram 18 W (própria para plantas e aquários) no topo da caixa de germinação, para que possa distribuir o mais possível a sua luz, está ligada a um relógio e de noite está apagada.
Fixei na prateleira 2 lâmpadas incandescentes de 60 W, deitadas sob a prateleira, ligadas ao termóstato, acendem e apagam sempre que a temperatura desça até ao mínimo ou atinja o máximo definido. Eu tenho definido, por exemplo para a germinação de pimentos, liga aos 23ºC  e desliga aos 27ºC.
Instalação de uma ventoinha de computador colocada de forma a incidir nas lâmpadas de modo a dissipar mais eficazmente o seu calor, está afastada das paredes 2 cm.
Instalação do termóstato com regulador de temperatura digital.
No fim de tudo colocar o plástico no topo, neste versão usei plástico, mas vou alterar para acrílico, o plástico começa a dilatar e fica côncavo passado algum tempo. 
Este tipo de germinadores pode ser feito usando outro tipo de materiais, eu usei estes ou porque já tinha ou porque eram os mais baratos que encontrei. Uma das coisas que pretendo fazer é substituir a parte do aquecimento, trocar as lâmpadas por cabos que aquecem.
Deixo aqui algumas dicas sobre a construção:
- Acabem tudo antes de meter o plástico do topo, depois fica difícil chegar ao fundo.
- Fixem tudo bem (alguns fios que prendi com fita isoladora já começaram a descolar-se).
- Reforcem a porta com ripas porque começa a arquear ao fim de algum tempo.
- No fundo da caixa coloquem um plástico só a forrar porque vai caindo terra, vermiculite e água e assim é só tirar o plástico e sacudir.

Ficam algumas fotos do meu germinador.







Resultados:

Os resultados têm sido bastante agradáveis, principalmente nos pimentos que são mais exigentes e não se compadecem com as amplitudes térmicas que temos agora.
Sementes que germinam habitualmente em 3 semanas, quando germinam, vêem a luz em pouco mais de uma semana. Estou super satisfeito com a melhoria.

Cuidados:
As plantas têm de fazer a adaptação gradual à "realidade", o que demora em norma 15 dias, começo por colocá-las 1 hora na rua, depois 2 horas, e assim sucessivamente de forma a minimizar o impacto da mudança de temperatura, caso não se faça isto o resultado será no mínimo a paragem do crescimento das plantas mas o mais certo é morrerem.
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?