Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tomilho prateado - Thymus vulgaris argenteus

Dimensões: alt: 10-15 cm
Tem folha matizada prateada.
Gosta de exposição total ao sol.
Dá uma flor rosa no Verão
Rega: não é necessária muita água, mas em períodos secos e quentes muito prolongados necessita de rega mais frequente, não gosta de excesso de água.
Atrai abelhas, borboletas e pássaros.
Método de propagação: por divisão da raíz ou deitando alguns ramos e assim cria raízes nas zonas de contacto com a terra.
Não dá sementes ou são estéreis.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Persicaria odorata - hortelã vietnamita

Comprei-a como pimenta vietnamita mas o nome correcto é hortelã vietnamita ou coentro vietnamita, originária da Ásia, pode atingir os 30 cm de altura em condições ideais de temperatura e humidade.
Prefere uma exposição total ao sol e dá uma flor cor de rosa no Verão e Outono, a que tenho já tem 2 anos e acho que nunca lhe vi flor, pode ser que este ano apareça. Quer muita água e não suporta geadas.
Utiliza-se na cozinha moendo ou ralando os ramos secos e consegue-se um pó com um sabor muito parecido com o da pimenta tradicional, mas não tão quente, raramente a utilizo para cozinhar mas fica muito bem num jardim.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Alecrim Corsican Blue

Rosmarinus officinalis Corsican Blue

Dimensões: altura de 60 a 80 cm
Porte semi-prostrado.
Folhagem verde e flor azul outonal e primaveril, abundante. Porte pendente.

domingo, 23 de agosto de 2009

Rosmarinus - Alecrim

Alecrim (Género Rosmarinus)

Planta autóctone de Portugal, pertencente à família das labíadas e utilizada desde longa data como planta medicinal com utilização culinária e ornamental.
O seu nome vulgar em português tem origem no árabe (Ikleel al-Jabal) que significa coroa das montanhas. A origem do nome rosmarinus (do latim ros – orvalho, marinus - do mar) virá possivelmente do facto da cor das suas flores lembrarem a cor do mar ou por ser cultivado perto do mar.
Existe um sem número de variedades de porte erecto, semiprostrado ou prostrado, com flores que vão do branco até ao azul escuro, passando também pelo cor de rosa.
Além da utilização como planta ornamental o alecrim é hoje utilizado culinariamente e na medicina alternativa.

Aplicações culinárias
Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando assim a carne e difundindo um agradável aroma no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.


Aplicações medicinais
Flôr do Alecrim. A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.
Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfectantes e aromáticas.
Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. Toma-se depois das refeições.

Dimensão: variam entre os 10 cm de altura e os 2 metros de altura, consoante a espécie.

Exigências:
O alecrim cresce espontaneamente em solos calcários pobres e secos, em locais ensolarados e bem drenados. Aceita no entanto outros tipos de solos mas torna-se mais sensível a doenças. Os lugares sombrios também não são adequados, ficando as plantas mais sujeitas a doenças.

Utilização no jardim: podem ser usados como sebes, como cobertura do solo ou em vasos...

Manutenção: algumas variedades devem ser podadas regularmente para manter uma forma regular e compacta, a poda primaveril após a floração permite um crescimento rápido antes da dormência do Verão. Não deve ser regado no Verão (a menos que esteja em vaso ou ainda não esteja estabelecido),porque aumenta o risco de doenças.

Variedades:
Rosmarinus officinalis; Rosmarinus officinalis albiflora; Rosmarinus officinalis aureus; Rosmarinus officinalis Boule; Rosmarinus officinalis Blue Lagoon; Rosmarinus officinalis Capri; Rosmarinus officinalis Corsican Blue; Rosmarinus officinalis Fota Blue; Rosmarinus officinalis Haifa; Rosmarinus officinalis Majorcan Pink; Rosmarinus officinalis Miss Jessup’s Upright; Rosmarinus officinalis pyramidalis; Rosmarinus officinalis Severn Sea; Rosmarinus officinalis Sissinghurst Blue; Rosmarinus officinalis Tuscan Blue, etc.

Fontes: wiki, www.viveirodosrosmaninhos.com

O novo jardim



Nova casa, novo jardim, mas muito pequeno, nem é bem um jardim, mas um pequeno canteiro de 6mx1m que fica nas traseiras, enclausurado por muros que lhe retiram algum arejamento mas que também o protegem de ventos e intempéries.
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?