Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Porque picam os pimentos?

Os pimentos picam devido a uma substância que contêm, a Capsaicina, que estimula as terminações nervosas receptoras da pele e especialmente das membranas mucosas.

Um dos métodos que se usa para avaliar a quantidade de capsaicina (o picante) é o teste organoléptico de Scoville, que foi desenvolvido em 1912 por Wilbur Scoville, um químico americano.
 
É um procedimento de diluição-prova subjetivo. No teste original, Wilbur diluiu pimentas puras moídas com água açucarada e um painel de "testadores" provava. Iam diminuindo a concentração de pimento até chegarem ao ponto em que o líquido já não queimava a boca. Um valor foi então dado a cada pimento com base na quantidade de água açucarada de que precisava para ser diluído até deixar de se sentir o picante.

O picante dos pimentos é medido em múltiplos de 100 unidades. O pimento doce tem zero unidades Scoville e os Naga Jolokia tem mais de 1.000.000 de unidades Scoville!
Uma parte de picante do pimento por 1.000.000 gotas de água corresponde a 1,5 unidades de Scoville.

Apresento uma lista pimentas e produtos com
Capsaicina e os seus valores na escala de Scoville.  


 
Escala de Scoville
Unidades de picante
Exemplos
15,000,000–16,000,000
Capsaicina pura
8,600,000–9,100,000
Diversos capsaicinoides (p.e., homocapsaicina, homodihidrocapsaicina, nordihydrocapsaicina)
5,000,000–5,300,000
Spray pimenta, FN 303 Munição irritante
855,000–1,463,700
Naga Viper, Infinity Chilli, Bhut Jolokia, Trinidad Scorpion, Dorset Naga
350,000–580,000
Red Savina habanero, Chocolate Habanero
100,000–350,000
Habanero, Scotch bonnet, Datil, Rocoto, Madame Jeanette, Peruvian White Habanero, Jamaican, Caribbean Red
50,000–100,000
Byadgi, Bird's eye, Malagueta, Chiltepin, Piri piri (olho de pássaro africano), Pequin
30,000–50,000
Guntur, Cayenne, Ají, Tabasco, Cumari (Capsicum Chinese), Chipotle
10,000–23,000
Serrano, Peter, Aleppo
3,500–8,000
Espelette, Jalapeño, Guajillo, novas variedades mexicanas de Anaheim, Hungarian wax, Molho Tabasco
1,000–2,500
Anaheim, Poblano, Rocotillo, Peppadew
100–900
Pimento, Peperoncini, Banana
0
Sem picante ou com picante insignificante, pimento Bell, Cubanelle, Aji dulce

Devido a variações nas condições de cultivo, solo e clima, os pimentos podem variar entre os níveis superior e inferior na lista, mas podem também ultrapassá-los.

A Capsaicina é usada também como analgésico local, por exemplos nos emplastros para as dores nas costas entre outros.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pimentos Ubatuba Recheados



Os pimentos ubatuba cambuci deram tantos frutos que não sabíamos o que fazer com eles. Já tínhamos comido em tempura e eram deliciosos. De pungência muito suave, se lhes tirarmos as sementes e as divisórias internas, poderiam dar para rechear, e se assim o pensei melhor o fiz.
Rechei-os com um refogado de azeite, cebola, alho, corações de alcachofra, aipo, sal e pimenta. Cobri-os com queijo pecorino ralado e foram 30 minutos para o forno com pedaços de alecrim fresco e salpicados com azeite. Bem, ficaram deliciosos. Estavam de comer e chorar por mais. Deliciosa ideia a minha...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A minha colheita de ontem


Tinha parado de chover e fui à horta ver se havia estragos, estava tudo ok.


Aproveitei para colher alguns pimentos verdes, 1 tomate coração  e 4 pepinos paris (cornichons). Apesar de estarmos fim de Outubro, os vegetais continuam frescos e saborosos. Foi um grande ano para as solanáceas. Deixo-vos aqui a foto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O regador da minha Avó

 

Este regador tem pelo menos 40 anos, era da minha Avó e continua tão funcional como nesse tempo.
É de latão, já tem um pouco de ferrugem, mas gosto de o usar quando rego pontualmente algumas plantas, é um pouco mais pesado do que os de plástico, mas prefiro a sua cor cinzenta meia desmaiada em detrimento das cores mais gritantes dos regadores de agora. Acho que combina com a brita do chão e com a pedra amarelada dos muros e de certeza que se integra perfeitamente entre o verde das plantas, acho que este regador se liga à natureza com naturalidade.

"O regador é um dispositivo para espalhar direcionalmente a água (ou outros líquidos) sobre plantas, vasos e canteiros. Se encontra atualmente em crescente uso devido à preocupação global com o uso consciente da água.
É normalmente constituído por um corpo que acumula água e um crivo ou chuveiro que dispersa a água em gotas, ligado ao corpo por um bico cônico. Possui ainda alça para o manuseio.
É um equipamento de jardinagem atualmente adotado como objeto de decoração nostálgica pelo fato de ser feito artesanalmente na maioria das comunidades agrícolas nos séculos XIX e XX.
Simboliza também as atividades de diversos grupos ambientalistas no sentido de divulgar e fazer crescer um estilo de vida mais ligado à Natureza." (wikipedia)

 

Ou como disse Rita Apoena: 

O regador é só uma mentira de chuva que eu tenho de contar às flores todas as manhãs.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?