Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Doenças do tomateiro - Podridão apical

Dois tomateiros mostraram sinais de podridão apical, frutos que apresentam podridão na ponta do tomate, ou principalmente na parte de baixo do tomate, como se pode ver nas fotos.Os tomateiros estão a uns 7 metros um do outro e as variedades são diferentes, um é "Klondike" o outro é da variedade "Prato de Jantar". 

No "Prato de Jantar" arranquei 1 tomate num dia, 2 no dia seguinte e mais 1 no terceiro dia, no "Klondike" arranquei 2 tomates no mesmo dia, não os voltei a regar até a terra estar com a superfície bem seca e descobri-lhes um pouco a raiz. Pulverizei-os com um aditivo de cálcio (infelizmente era não orgânico) e não voltei a encontrar mais nenhum tomate podre, mas todos os dias os examino atentamente a ver se encontro algum.




  


A podridão apical é uma disfunção morfológica causada por um desequilíbrio de Cálcio na planta, pode ocorrer no tomate, no pimento, no pepino, abóbora e noutras variedades.
Acontece com mais frequência quando o crescimento da planta ocorre em tempo húmido e depois quando o fruto começa a crescer com tempo seco. Mas há outros factores que limitam a capacidade das plantas de absorverem o cálcio, como o stress hídrico (muita água ou pouca água), excesso de nitrogénio no solo, pH muito alto ou muito baixo, solo com muita salinidade e solo muito frio, todos eles contribuem para que a planta não absorva o cálcio correctamente, ele até pode estar no solo, simplesmente estes factores não permitem que a planta tenha acesso a ele.
Como prevenir

- Manter a rega uniforme, de 2 ou 3 em 3 dias dependendo do tipo de solo e do calor.

- Manter o pH do solo por volta dos 6,5.

- Antes de plantar fazer cobertura do solo e deixá-lo aquecer.

- Não utilizar fertilizantes com níveis muito elevados de Nitrogénio.

Controlo

Não regar sem que a superfície do solo esteja seca.

Aplicar cálcio em pulverização para que o tomate possa absorver o cálcio pela folha.

Remover os frutos atingidos mal aconteça a sua detecção.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Hoje já comi tomates!

Hoje apanhei 6 tomates, 1 pérola do jardim, 2 gold nugget, 1 Ceilão e 1 cor de rosa gigante, é realmente muito diferente comer tomates de compra e dos nossos, não tem comparação, estes sabem a tomate.

Da esquerda para a direita, pérola do jardim, gold nugget, Ceilão. 


Tomate cor-de-rosa gigante, nem é cor-de-rosa nem é gigante. Mas é muito saboroso, carnudo, pouco ácido, tem a pele muito fina. Ainda não estava totalmente maduro mas é uma variedade que promete.


...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?