Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aproveitei bem o último dia de sol de jeito!

No sábado passado, um dia magnífico, solinho bom, comecei pelas 8 da manhã, preparei o penúltimo canteiro da minha horta, cavar e passar a máquina, remover pedras e raízes, tenho neste canteiro 2 maracujás e uma série de framboesas amarelas que insistem em tomá-lo de assalto.

Ficou lindo, a terra fica sempre linda depois de preparada e toda a gente diz, "essa terra é tão boa", mas aparecem sempre no fim da preparação dos canteiros, se aparecessem antes viam que é uma terra muito difícil e pesada, por mais coisas que lhe meta. Até acho piada a isso, todos dizem a mesma coisa.





Canteiro preparado, recolhi umas 20 mudas de framboesa para dar, retirei as ervas em volta e sachei a alcachofra, que também  habita neste canteiro, este ano foi muito maltratada, pouco alimentada durante um inverno muito chuvoso, revela-se com muito mau aspecto, dei-lhe uma ajuda e removi metade das flores, ainda por abrir. Estrumei-a com estrume de cavalo e chifres moídos, reguei-a generosamente e ela ficou melhor.

Plantei ainda nestes canteiros 5 pimentos padrón que há muito pediam terra nos pequenos copos onde nasceram.

Espalhei pelo resto da terra, ainda sem nada plantado, nutrimais e reguei, para a semana já lá vou pôr um maracujá banana e semear cenouras.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Espantar gatos!

Umas das coisas que mais me incomodava era a presença de gatos e aqui há tantos!

Eu até gosto de gatos mas não aprecio nada encontrar a sujidade deles na terra e no meio das culturas, usava rede para proteger as culturas mas só funcionava enquanto estas eram pequenas, depois tinha de tirar a rede e lá voltava a praga.

Resolvi adquirir uns aparelhos de ultrassons que supostamente espantariam os gatos, que não suportavam o som que aquilo emitia e que ao fim de 3 semanas se desabituariam de fazerem as necessidades na minha horta.

Coloquei-os lá, um pouco descrente, confesso, mas a verdade é que resultam, deixei de ter prendas na minha horta.

Antes de os colocar eliminei todos os vestígios de gato da horta.



Este é um dos modelos, funciona com 2 pilhas de 9 V e só emite ultrassons, tem um detector de presença que activa o som quando algo passa no seu alcance.

Este é um outro modelo, funciona a energia solar e tem 2 leds tipo strobe que disparam sempre  que o detector de presença é activado.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Morangos, a minha primeira experiência!

O ano passado deram-me, um amigo, cerca de uma centena de pés de morango, muita trabalheira depois, entre vasos e mudas, até chegarem à terra, estes revelaram-se bastante compensadores, frutos grandes e brilhantes, variedade Camarosa, muito produtivos, temos apanhado dia sim dia não quantidades significativas destes belos frutos vermelhos.










domingo, 18 de maio de 2014

Dia da cobra ou pelos vistos dia do Licranço!

Debaixo de um saco de composto de cavalo tive uma surpresa, um encontro com uma cobra, que acabei por espantar para longe.

Ela não pareceu nada incomodada comigo.




Este azul já está com frutos!

O tomateiro Azul P20 foi criado por Jim Myers na Universidade do Oregon, é um tomate azulado, rico em antocianina, que lhe dá a cor e que tem propriedades antioxidantes.

Tenho este pé em estufa, proveniente de sementes minhas do ano passado, reconheço que até tinha alguma desconfiança em relação ao P20 mas acabou por se revelar uma das boas surpresas do ano passado, em termos de sabor e de produção, semeei este em Dezembro de 2013 e já tem frutos mas ainda não estão azuis.




De referir que está em estufa num vaso de 50 litros.
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?