Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

Abóboras "criativas"!

Estas abóboras são muito "criativas", a branca resolveu oferecer-me mais 3 abóboras para além das 2 enormes que já tinha.

Tive de lhe arranjar um suporte que fiz com canas, tinha-a encaminhado para a rede do feijão e esta nasceu no ar, o que me obrigou a fazer-lhe um ninho, dizem que as abóboras melam se lhes mexermos mas parece que não é verdade, fartei-me de mexer nesta e ela não se queixou.

A Potimaron, depois de ter apanhado as cinco já maduras, resolveu dar mais uma que cresceu numa semana.

Esta como está pendurada ficou diferente das outras que são achatadas, até ficou engraçada.

7 comentários:

Vânia Luz disse...

A amarela está muito bonita, parece enrugadinha, muito enraçada mesmo.

Unknown disse...

Caro João,

Tenho na minha horta 4 pés de abóbora manteiga. Uma delas já deu uma flôr, mas tal como me aconteceu há 2 anos atrás, a flôr caiu ou então o fruto murcha ainda pequeno e cai.
O que estou a fazer mal ou não estou a fazer? Pouca água ou muita água?

Agradecia os seus comentários

Obrigado
Paulo Barreira

Unknown disse...

Olá Vânia.
Esta ficou diferente por estar pendurada, a gravidade moldou-a.
Bjs
João

Unknown disse...

Viva Paulo.
É complicado saber as razões de isso acontecer, o que é certo é serem necessárias abelhas ou outros insectos polinizadores para que a coisa corra bem.
Este tempo amalucado também não ajuda nada.
O que eu fiz este ano, foi preparar a terra com 1 mês de antecedência, e em cada cova meti um quarto de saco de estrume de galinha, enterrado bem fundo, um mês depois quando pus as abóboras já não havia problema de se queimar por causa do estrume, ainda agora com as meloas usei a mesma estratégia e estão a crescer desalmadamente.
Quanto à água eu uso uma estratégia em quase tudo o que planto, planto hoje e rego abundantemente, depois volto a regar passado 2 dias, abundantemente, depois passado 3 dias (sempre abundantemente), depois passado 4 dias, depois passado 5 dias, para que no processo de formação da planta esta enraíze o mais fundo possível e assim ficar mais resistente a tudo o que lhe seja desfavorável. Tenho-me dado muito bem com esta técnica, por exemplo em comparação com outras pessoas que plantaram abóboras, enquanto as delas ficavam com as folhas moles e caídas durante os dias de sol escaldante as folhas das minhas mantinham-se como se nada se passasse, por isso cada vez mais estou convencido que esta técnica ajuda bastante as plantas.
Veja se há abelhas dentro das flores das suas aboboreiras, se não houver terá de fazer a polinização manual.
Arranje plantas de flor que atraiam abelhas, tenho imensas alfazemas, alecrins e outras para cumprirem essa função essencial.
Boa sorte com as suas abóboras.
Saudações hortícolas.
João

Unknown disse...

Obrigado João.

Unknown disse...

Olá joão,

Esta manhã fiz a polinização das minhas abóboras com um pincelinho.
vamos vêr no que dá.

Cumprimentos
Paulo Barreira

Unknown disse...

Viva Paulo.
Assim ajudará bastante, acredito eu, um outro bom instrumento para polinizar é uma pena, usa-se muito na China para polinizar árvores de fruto.
Boa sorte.
Saudações hortícolas.
João Gomes

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?