Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

O primeiro tomate deste ano a subir à minha premier league tomatal!

O tomate é de longe o vegetal (ou fruto) que mais gosto de cultivar, para além de gostar imenso do sabor, são plantas resistentes, fáceis de cultivar, e, que por norma compensam bastante em termos de produção.

Há milhares de variedades diferentes, cada uma com detalhes que as fazem ser diferentes e que são responsáveis por gostarmos mais ou menos de umas variedades em detrimento de outras consoante o gosto de cada um.

Este ano a minha colecção de tomate levou um grande incremento graças às ofertas do Rui Esteves e de outras pessoas que colocaram na minha mão dezenas de novas sementes deixando-me com cerca de 100 variedades diferentes, o que torna tudo muito complicado, logística, escolha das variedades, etc, por isso este ano fiz dois canteiros de tomateiros, o primeiro canteiro é o da premier league tomatal, onde plantei as minhas variedades preferidas e ainda algumas desconhecidas mas com uma reputação imbatível, o segundo canteiro tem os desconhecidos e os cherry.

Como para o ano estou decidido a ter menos variedades, 25 diferentes no máximo, tenho de fazer uma escolha bem assertiva dos que farão parte da equipa do próximo ano, este tomate aqui em baixo é o primeiro a ser promovido, chama-se speckled roman ou romano salpicado, é um tomate duro, muito aromático, de bom sabor, tem o sabor do tomate de antigamente, o tomateiro tem cerca de 1,5 m de altura e tem cerca de 12 tomates, estes dois tinham mais de 300 gr. cada um.

Tomate Speckled Roman

6 comentários:

Vânia Luz disse...

Esse tipo de tomate é bonito.
Tenho acesso a poucas variedades de tomates...
Eu estou pensando em fazer um blog sobre as minhas plantações, pretendo mostrar o passo a passo de cada uma. Tô amando adentrar mais nesse assunto de agronomia.

João Gomes disse...

Olá Vânia.
Se quiser posso lhe mandar sementes de tomate.
Acho que fará muito bem se fizer um blog, blogues de horta são sempre bem vindos.
Bjs.
João

Lopes disse...

100?! Isso dá para um sistema completo de ligas tomatais: premier, segunda, nacional (séniores, juniores, juvenis, infantis e bambis) e várias divisões de honra distritais; e, com jeito, ainda dá para formar um pequeno campeonato do Inatel. Abraço.

Vânia Luz disse...

Envio de sementes para o Brasil não sai muito caro?
Creio que eu encontrei sementes exóticas em sites brasileiros, que não custe alto valor.
Eu agradeço muito a sua intenção, João.
Bom inicio de semana.

João Gomes disse...

Lopes, parti-me a rir com o seu post, está brutal, acho que ainda se conseguia criar uma liga feminina também.
Abraço
João

João Gomes disse...

Vânia, o preço de envio não é nada de especial, ainda este ano enviei e não é nada de mais.
Boa semana.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?