Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pak Choi

Pak choi é um vegetal Asiático muito parecido com a couve chinesa, da família das couves, do grupo das Brassica rapa Chinensis, cresce rapidamente e produz  tenras folhas verdes, ideais para saladas, sopas, cozer, ou grelhar.

De cultivo muito semelhante à nossa couve.

Semear no início da primavera (depois da últimas geadas) ou no fim do verão ou início de outono a 12 mm de profundidade, em regos espaçados 35 cm uns dos outros. Monda-se a espaços de 10 cm parra produzirmos plantas bebé (muito tenras), ou até os 30 cm para produzirmos plantas maiores.

Tempo de maturação: 40-50 dias

Preparação do solo: Prefere solo fértil e bem drenado, gosta de ser fertilizado, tal como as nossas couves.
Não suporta nem temperaturas muito altas nem muito baixas, mas gosta de locais solarengos. Em caso de frio intenso recomenda-se a cobertura do solo com palha ou outro material.


9 comentários:

BIA disse...

...boas indicações! quando diz semear em Março, não quererá dizer plantar as mudinhas? tem que se fazer viveiros em Fevereiro, ou não?

Estou bastante entusiasmada com esta "couve".

BIA

Unknown disse...

Bem, no pacote das sementes dizia semear directamente em local definitivo, mas experimentei das 2 maneiras e também dá semeando em alfobre em estufa e depois transplantar. Mas as directas na terra ficaram bem melhor.
Portanto funcionando das 2 maneiras pode semear-se em fevereiro e transplantar depois, quando já tiverem algumas folhas verdadeiras.
Estive a ver e não tenho sementes, pode ser que eu consiga sementes das minhas (deve como as da couve),se der depois envio-lhe.

BIA disse...

O João conhece os martuços?

As sementes são boas para comer com mel, no fabrico de pão com sementes, e as folhinhas para saladas mistas e para as sopas.

Tenho algumas destas.

BIA

Unknown disse...

João,ainda tem o pacote de sementes? Se tiver diga-me o nome da empresa que as distribui,se fizer favor. É que ando há uns tempos a tentar arranjar e não encontro.

Bia,o que são martuços? Têm outro nome?

Unknown disse...

Anabela

Mandei vir o pak choi deste site: http://www.nickys-nursery.co.uk/garden-shop/seeds/vegetables-oriental/pak-choi-black-summer-av-300-oriental-vegetable-seeds
São de confiança, pelo menos até agora nao tenho qualquer razão de queixa.

Unknown disse...

Bia

Estive a pesquisar os martuços e não encontro grande informação. Também gostaria de saber o que são exactamente os martuços.
Obrigado

Unknown disse...

João,já encontrei quem venda por cá a Pak Choy(sementes biológicas,que para mim é importante).
Aqui:http://www.germisem.com/PT/Z99243.htm
Esta marca vê-se por aí em lojas da especialidade,mas normalmente só se vê hortícolas tradicionais e eles têm algumas coisas fora do convencional. Se contactar directamente com a empresa enviam pelos CTT.

Os Martuços não serão os agriões mastruços?

Carla Cristino disse...

Comprei no Lidl. É um híbrido, mas até arranjar outra semente melhor... Penso semear em estufa e empalhar.

Unknown disse...

Olá Carla
Obrigado pelo comentário.
Acho que vou comprar no Lidl também, as que tenho semeado não eram híbridas, são fáceis de criar mas ainda não consegui criar uma de jeito, já nas couves não consigo nada de jeito também, o que quer dizer com empalhar?
Cumps
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?