Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

Um belo tomateiro este Limão Gigante - Giant Lemon Tomato

Umas das variedades novas de tomate que tenho este ano é o tomate limão gigante, proveniente da Rússia.
Semeado em 9.1.13 demorou em média 21 dias a germinar, plantei 1 pé na horta a 1 de Março e hoje, 12 de Maio, vi o primeiro tomate que já tem pelo menos 2 ou 3 dias, pelo tamanho.
Deixo-vos aqui o registo desta bela surpresa.

Cá está o menino!

O limão gigante é o da direita e tem dezena de flores.

Espero que sejam saborosos!


14 comentários:

Unknown disse...

Não sei porquê mas isto cheira me a fermento de padeiro!!!!
Ou será que já tem azomite e tu não queres dizer!
Mistério!

Um abraço

Unknown disse...

Viva Rui

Nada disso meu caro, só guano de galinha, cheira mal como o diabo mas pelos vistos compensa.
Abraço

Unknown disse...

Ah, por acaso também lhe meti um pouco de azomite, mas não acredito que seja disso.

Paula disse...

João

Onde vc comprou sementes de tomates exoticas assim??? Pode dar a dica tambem para eu comprar ???? Já plantei algumas especies e elas teimam na escuridão do caule, procurei na internet e parace com a requeima, aqui é frio, então o trem se apodera, to querendo agora fazer em vaso grande, ver se dou sorte, tem alguma dica contra a requeima?

Unknown disse...

Olá Paula

Obrigado pelo seu comentário.
As minhas sementes têm diversas proveniências, a maioria é oferta de amigos, que têm ou que me trazem quando viajam, mas também compro nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Se quiser sementes posso enviar-lhe algumas.
Diz que aí é frio, onde está?
Quanto à requeima ou míldio, nunca tive aqui nada de especial, até agora, uso calda bordaleza para os proteger, no máximo 2 aplicações por ano, mas também tenho alguns cuidados básicos e que são: rego sempre no pé (não molho as folhas); nunca rego se o solo à superfície estiver ainda húmido; planto as plantas com o espaço adequado para elas(nunca menos que 50 cm) de forma a permitir um bom arejamento; são estas as 3 medidas essenciais que uso.
Deve optar também por tomateiros que gostem de vaso, como os tomateiros do tipo determinante que aceitam bem estar em contentores.
Quanto ao frio, pode sempre escolher tomateiros que o suportem melhor, há variedades com essas características.
Espero ter conseguido explicar-lhe.
Cumprimentos
João

Paula disse...

Olá João
Aqui em Rio Grande da Serra, é bastante frio de Abril até +ou- dezembro, com alguns dias com SOL. Temos sempre nevoeiro, nesta epoca. Quando vc for comprar suas semente, me avise que te dou $$$ para trazer algumas pra mim tb. Se vc tiver algumas sementes que possa me vender. Tenho muito interesse, se puder me dizer como podemos proceder (valore de semente + envio cep:09450-000)meu e-mail é: paulanavas1969@yahoo.com.br.Se puder me indicar alguma semente (o clima aqui é muito parecido com a Inglaterra, é tanto que no começo do seculo, vieram ingleses p/ trabalharam na construção da ferrovia, e batizaram uma cidade (prox daqui a 10mits) de vila inglesa, por lembrar o clima da terra natal deles.), bastante umido, então se tiver alguma semente de Inglaterra, acredito que casárá muito bem. aqui
Abraços
Obrigado pela resposta.
Paula Navas

Unknown disse...

Viva Paula

Mande-me a sua morada que eu envio-lhe algumas sementes que se adequam ao seu clima, fala em frio mas são temperaturas negativas?
No Brasil pode plantar tomates acho que no ano todo, já tentou noutra altura do ano?
Tem hipótese de os tapar com plástico incolor pelo menos enquanto são pequenos?
Vou escolher várias variedades, experimenta-as e vê qual corre melhor.
Obrigado
Cumprimentos
João

Paula disse...

João vc não está no Brasil?????
Só meio lerdinha nessas coisas, mas pelo jeito como vc falou não né?

Aqui as temperaturas mais baixas chegam a 5/6 graus centigrados,durante o dia, a noite já chegou a ser negativa. porém o nevoeiro é bem umido. No final da tarde quando saio na minha porta (minha casa fica no alto) parece que estou num naqueles filmes de Vincent Price no meio de londres, visibilidade só até 10metros.
Como faremos para eu te reembolsar?
Rua Peixoto Gimide, 343- Pq Governador- cidade Rio Grande da Serra - estado : São Paulo - Brasil
CEP: 09450-000
Paula Navas

Paula disse...

Já plantei tomate em 3 epocas diferente, e não conseguir prosseguir. Alguns passarinhos deixaram sua maravilhosa contribuição e cresceram um tomates muito bons, ai começaram a requima, e tive que tirar todos e fazer um chutney de tomate verde pra não perder. O nome da rua saiu errado : ´RUA PEIXOTO GOMIDE,
Paula Navas

Unknown disse...

Viva Paula

Vai ter de ser uma destas variedades:
Black cherry, príncipe negro, boxcar willie, coração de búfalo, cosmonauta Volkov Russo, roma laranja, são todos de rápida produção e mais resistentes para o frio.
Mas não os pode plantar no mesmo sítio onde plantou o ano passado.
Vamos ver se terá sorte.
Descreva-me melhor o que acontece aos tomateiros, nos troncos, folhas e frutos por favor, como sabe que é requeima?
Na próxima segunda já lhe mando as sementes.
Cumprimentos
João

Paula disse...

Olá João


Na realidade eu vi uma foto na internet quando estava pesquisando as doenças do tomateiro, e me deparei com esse endereço. http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial_2ed/doencas_fungo.htm VÀ na foto fig 13 final da pagina nº 13, esta igualizinha.
Vou falar destes que plantei por ultimo. Cresceram fortes e em alguns pés vieram as flores, e apareceram os frutos, estavam lindissimos. Deu uma esfriadinha, o nevoeiro apareceu, pronto no dia seguinte ela estava conforme figura deste endereço acima, depois veio o murchar das folhas, os frutos começaram a ficar pretos e o pé a morrer, os pés estavam enormes, deu-me até pena. Mas não desistir. O problema no Brasil é que não é facil conseguir sementes boas e resistente a frio, pois o Brasil é quente e lugares como esse que moro são uma pequena excessão, esquecidas pelo tempo. Até estive atrás de um cereja pra frio, pois me disseram que como eles amadurecem mais rapido por ser menores (isso foi que fiquei sabendo, se é ou não, só o tempo dirá)são mais resistentes, mas não consegui achar por nenhum empresa online no Brasil.
Bom essa é minha historia...

Paula Navas

Unknown disse...

Olá Paula
Desculpe só lhe responder agora, mas isto tem estado complicado de tempo.
Tem razão é mesmo requeima, é pena.
Já lhe meti as sementes no correio, espero que cheguem e tenha sorte com elas.
Nunca molhe as folhas quando as regar.
Cumprimentos
João

Paula disse...

Olá João

Quero agradecer imensamente as sementes que chegaram hoje aqui. Fico a sua disposição caso queira alguma semente aqui do Brasil.

Além de não molhar as folhas, tem mais algum conselho que possa me dar para que eu plante essas sementes (tipo de adubo organico, algum outro nutriente,etc...)

Paula Navas

Unknown disse...

Olá Paula

Foi com todo o gosto que lhe enviei as sementes, só lhe desejo toda a sorte do mundo para que possa provar esses deliciosos tomates.
Eu não uso adubos, estrumo bem a terra 1 mês antes de lá plantar coisas.
Faça a sementeira em tabuleiro ou em copos (em local protegido) com um bom substrato de germinação para conseguir plantinhas saudáveis que estarão mais aptas a resistir à requeima.
O solo deve ter boa drenagem.
Vá dando notícias do progresso da sua cultura, por favor.
Obrigado
Sempre ao dispor.
João Gomes

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?