Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Comer Courgette

A courgette ou zuchini (Cucurbita pepo) é um vegetal da família das abóboras, é uma rica fonte de cálcio, ferro, potássio, fósforo, vitaminas A e C.  Existem de várias cores, verde, acastanhadas ou amarelas, podem atingir até 1 metro de comprimento e ter várias formas diferentes, estão divididas em em duas categorias, as rasteiras e as trepadeiras e blablabla. 
Poderia estar aqui a caracterizar as várias variedades que existem, como se comportam e do que necessitam, mas isso encontra-se em qualquer busca no google, o fundamento  deste post é como conseguir courgettes frequentes e saborosas e como cozinhá-las. 
Neste momento tenho 5 pés de courgette verde de Milão, e, uma coisa que aprendi o ano passado é que não as devo deixar crescer muito, apanho-as no máximo com 30-40 cm de comprimento e habitualmente a planta já tem mais frutos mais pequenos que se desenvolvem rapidamente a seguir, por experiência sei que se as deixar crescer muito, a planta deve pensar que não quero mais e diminui a produção, além de que se ficarem muito grandes só são boas para a sopa, ficam cheias de sementes no meio. 




Desde que começaram  a produzir que tenho no mínimo uma courgette dia sim dia não e na maior parte dos dias é 1 por dia, o que coloca uma questão, como consumir tanta courgette?
Dou bastantes, mas mesmo assim ainda ficam muitas para comermos, e numa família de 3 pessoas tivemos de inventar maneiras de cozinhar a courgette, começámos por grelhar só com ervas (tomilhos, oregãos, etc), não era mau, a seguir evoluímos para grelhá-las com mozarella em fios e ficavam mais interessantes, depois acrescentámos também fatias de presunto e queijo de cabra e a coisa tornou-se um rico petisco, ficam realmente deliciosas e são muito simples de fazer. É só cortá-las longitudinalmente em fatias de 1 cm de espessura e pôr na grelha, quando o lado virado para baixo está grelhado, vira-se, instala-se então uma fatia de presunto ao longo da "posta" de courgette, espalha-se mozarella em fios por cima do presunto e coloca-se ainda o queijo de cabra em 3 ou 4 pontos por cima do mozarella, o resultado é brilhante, o queijo de cabra combina muito bem com a courgette e tudo isto combina muito bem com um bom vinho tinto.

Outra variante que criámos foi "spaghetti" de courgette e é delicioso. Passo a explicar.
Com uma mandolina fazem-se os fios de courgette, o mais compridos possível, de forma a ficarem tipo spaghetti, num Wok deita-se 2 colheres de sopa de azeite, quando este estiver bem quente deita-se 1 alho pequeno picado, 2 ou 3 chalotas e deixa-se escaldar uns 1 ou 2 minutos, junta-se molho de soja, molho de ostra (ou de peixe) e molho inglês e colocam-se os fios de courgette neste molho, deixar cozinhar em lume médio e ir mexendo sem desfazer a courgette durante alguns minutos e desligar o lume quando estiver cozinhado, deixar repousar 1 ou 2 minutos e está pronto para comer. 
Bom apetite.
"spaghetti" de courgette com fios de queijo de cabra por cima.

6 comentários:

A Minha Horta Biológica disse...

As suas receitas sempre parecem mais apetitosas que o bolo de courgette, que eu fiz!!!Não estava mau, mas tem de comer fresquinho!!
http://flowersandpplants.blogspot.pt/2012/07/bolo-de-courgette.html

Lilá(s) disse...

Boa! adoro este tipo de receitas, também vou tendo umas courgetes...vou copiar.
Bjs

João Gomes disse...

Olá Rosa
Estive a ver a sua receita, parece bom, mas o que quer dizer com comer fresquinho, logo a seguir a ser feito ou depois de pôr no frio?
Cumprimentos
João

João Gomes disse...

Olá Lilá(s)
Experimente, vai gostar, aposto.
bjs
João

A Minha Horta Biológica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Minha Horta Biológica disse...

João, fresquinha, de frio mesmo, colocar no frigorífico umas horas antes de comer , fica tipo queijada.. eu gostei...mas teve de ser assim. porque ao natural fica um pouco enjoativo.javascript:void(0)

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?