Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tomateiros – espaçamento do plantio

O espaçamento adequado entre plantas é muito importante para termos plantas fortes e mais resistentes à doença, melhorando o arejamento junto ao pé estamos a contribuir para isso, para além de facilitar a remoção de folhas velhas e doentes e algumas pragas, torna seguramente mais fácil a cultura biológica de tomates.

Os tomateiros determinados necessitam de 60 cm de espaçamento entre plantas e 60 cm entre filas, isto seria o ideal, este ano usei 45 cm e tive uma boa produção (mas entrelaçaram-se uns nos outros e dificultou muito a colheita e a remoção de folhas velhas, é preferível deixar mesmo os 60 cm para que possam arejar convenientemente e evitar dessa forma uma série de doenças e pragas.

Os tomateiros indeterminados necessitam de bastante mais espaço, já que crescem muito mais. Usei também este ano 45 cm de intervalo entre eles e ficou tudo uma grande confusão, criaram hastes que chegavam aos 2 m de comprido e embrulharam-se todos uns nos outros. O ideal para este tipo de tomates será deixar pelo menos 90 cm de espaço entre eles e de 60 cm entre linhas, se se usarem treliças circulares para o suporte da planta o espaço deverá aumentar para 1,2 m a 1,5 m.

Se acharem que estão a desperdiçar espaço podem sempre plantar alfaces entre os tomateiros e assim aproveitar todo o espaço, quando o tomateiro crescer já apanhámos a alface e fica o espaço disponível para o tomateiro. O que costumo fazer é plantar manjericões e cravos da Índia entre os tomateiros, os primeiros contribuem para que os tomateiros cresçam mais e os cravos-da-índia protegem os tomateiros, com o seu odor, de uma série de pragas.

4 comentários:

BIA disse...

Excelentes dicas para uma nabiça: Eu!

Não sei nada ou quase nada sobre tomateiros, sempre tive os "cherris" nos canteiros do jardim cá de casa e adorei-os... mas cultive-ios e colhi-os sem preocupações até que uma praga tipo teia pegajosa os atacou e minou e me deixou sem vontade de continuar a experiência...

Este ano já estou munida de uma certa variedade de sementes e vou "ver" no que vai dar esta aventura!

Abraço entre Natal, Ano Novo e Reis!


Bons trabalhos agrícolas


BIA

BIA disse...

este pc que não coloca o tracinho... e depois esta cegueta que volta atrás e o coloca com um vigoroso clic... tunga, fora do lugar...grrr



"cultivei-os" (irra que sou teimosa!)

Unknown disse...

Bom ano Bia.
Não sei que praga é essa tipo teia, mas vou ver o que descubro.
Está munida de que variedades? Isso interessa-me, ehehehe.
Prepare-se que vai ganhar mais umas 20 variedades, todas "heirloom" (relíquia), já fiz uns saquinhos para por 2 ou 3 sementes de cada e lhe enviar (dependendo de quanats tenho de cada). Tem de todas as cores e feitios, pretos, vermelhos, cor de laranja, cor de rosa, verdes, amarelos, castanhos e ainda alguns com 2 cores.
Conto consigo para preservar estas variedades.

Despeço-me como uns americanos com quem me comunico.
Feliz jardinagem e saudações tomateiras (ehehe).

Unknown disse...

Ah e são na sua maior parte biológicos.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?