Páginas

domingo, 11 de maio de 2014

Como transplantar um tomateiro.

Chegou a hora de transplantar, os tomateiros estão com cerca de 30 cm de altura e as raízes já pedem mais espaço há algum tempo.
Por norma rego os vasos no dia anterior para o torrão estar húmido q.b., se regar no momento do transplante, os torrões por vezes começam a desfazer-se e eu quero evitar mexer nas raízes o menos possível.

A terra já tinha sido cavada, limpa de pedras, bolbos e outras coisas que vão aparecendo sempre, já estava estrumada e bem esfarelada com a máquina. Mantive-a tapada com geotextil até transplantar as plantas, mantenho assim a humidade e protejo-a dos gatos.

Plantas prontas para o transplante.
Aproveito para tirar todas as pedras e raízes que estão no buraco que fiz, nascem pedras na minha horta.
Abro um buraco mais fundo e mais largo do que o que preciso, e, habitualmente misturo substrato de compra no fundo, 2 punhados, e, misturo-o com as mãos com a terra do canteiro, isto facilitará a vida da planta nos primeiros dias, a minha terra é argilosa e demasiado compactada.
Retiro o torrão do vaso com cuidado, viro o vaso ao contrário e aperto-o ligeiramente, por norma saem facilmente.
As raízes já ocupam a parte exterior da terra, e quando se apanharem na terra nova irão desenvolver-se bem rapidinho.
Torrão posto, começo a ajeitar a terra em volta, com as mãos, desfaço-a o melhor possível para que quando a apertar nenhuma pedra ou torrão mais duro estraguem as raízes.
No fim, aperto bem a terra a toda a volta, espetando os dedos, fora do alcance das raízes de modo a evitar ferir algumas, depois aperto ligeiramente com as duas mão à volta do troco. A planta tem de ficar bem fixa, a água da rega normalmente aconchega o resto.
Aqui está um Tuxhorn já no sítio.
Rego abundantemente a seguir, mas abundantemente mesmo tipo 15 litros em cada planta.
A rega abundante tem vantagens na minha opinião, só os volto a regar passado no mínimo 2 dias e só se a terra ao cimo estiver já seca, nunca molhar as folhas, muito menos neste tempo quente, o tomateiro transpira muito e molhá-lo irá favorecer o aparecimento de doenças.

Coloco logo as canas verticais, enterro-as uns 30 cm, mais tarde será difícil não ferir a raiz.
E está feito, demoro cerca de 4 minutos com cada tomateiro, mas eles irão agradecer-me mais tarde!

16 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo. Descobri o seu blog à pouco tempo e gostava de lhe pedir algumas informações. Eu estou a fazer uma hortinha em vasos uma coisa muito simples 2 tomateiros e 3 pimenteiros. Acontece que estou a fazê-lo por sementes. Mas os meus pimenteiros ainda não deram sinal de vida. Poderia dizer-me como é que dissemina as plantas por semente? já que parece ter tantos resultados gostava que pudesse partilhar algum desse conhecimento comigo. Muito obrigado e uma ótima horticultura.

Unknown disse...

Caro Ricardo.
Obrigado pelo seu comentário.
Germinar pimentos é outra história,são muito mais difíceis de germinar que os tomates.
O que lhe posso recomendar para um incremento na taxa de germinação é uma temperatura constante de 25-30ºC, o que não é nada fácil de conseguir. Durante o dia até se chega lá mas a noite com os seus 10º C pára novamente a germinação.
Eu fiz um germinador eléctrico que mantém as sementes a temperatura estável e mesmo assim não consigo uma taxa de sucesso superior a 66,6%.
Outra coisa ainda é que os pimentos (depende das variedades, quanto mais exóticos pior)demoram por vezes mais de 1 mês a nascer.
Como conselho recomendo que os tape com um plástico, de modo a manter humidade e temperatura e durante a noite os leve para um sítio onde estejam mais quentinhos, voltando a colocá-los de manhã ao sol, os pimentos precisam de luz para germinar.
Muita paciência também ajuda, não desista.
Cumprimentos.
João

angela cristina menegotto disse...

Vim passear um pouco e amei estar aqui. Aprendi muito por aqui e prometo voltar com mais tempo para apreciar um pouco mais desse cantinho adorado. Beijos e abraços e esperarei vc para um café...
MELISSA E ALECRIM
http://melissaealecrim.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Caro João li o que em deixou. São variedades basicas Largo de Reus e Asti di Gallo. Eu tenho umas caixinhas de sobremesa com tampa e é isso que uso. O tomateiros cresceram lá os únicos dois que tenho. Uso terra da siro substrato universal, não me compensa comprar um saco de siro germ. Cheguei à conclusão que talvez a terra tivesse muito compacta e húmida por que na zona onde os tenho (a cozinha) a temperatura mantêm-se bastante estável mesmo durante a noite. Vi no seu blog um post sobre uns tomateiros que plantou com vermiculite e outros sem e parece que com a vermiculite obteve melhores resultados. Vou experimentar com a vermiculite a ver o que dá. Plantei tomates montserrat. Já experimentou? Já agora conhece alguma superfície comercial onde consiga encontrar vermiculite já perguntei numas quantas e não têm. Já agora só mais uma pergunta. Misturo a vermiculite com o substrato e depois cubro a semente só com vermiculite. Obrigado pela atenção. Continue o bom trabalho. ;)

Sansoni7 disse...

Olá
Mais uma excelente «lição»...obrigado.
!5 litros de água por planta na altura do transplante?!
Pensei que tanta água encharcava a planta....

Amigo João, os meus tomateiros transplantados há cerca de 10 dias terão cerca de 30 cm a 40 cm de altura e alguns já têm flor...será normal?
Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Caro Ricardo.
O Largo de Reus nunca experimentei, parecem bem interessantes pelo que pesquisei, quanto ao Asti di Giallo, não conheço pimento doce mais lento a nascer que esse, demora cerca de 1 mês e com uma taxa baixíssima de sucesso. Teve azar na escolha. Se estivesse dava-lhe uns pés de tomateiro e de pimenteiro.
Conheço o Monserrate Rosa sim , é um tomate bem saboroso e carnudo, não é dos mais fáceis mas vale bem a pena, boa escolha.
A vermiculite só se põe por cima das sementes, mas não é essencial para o processo, para misturar no substrato usa-se perlite, quanto ao substrato acho que fazia bem em investir num saco de siro-germe, bem fechado dura-lhe imenso tempo e é, na minha opinião, o melhor para germinar.
As caixas que usa são ótimas para isso, eu também uso, mas a tampa tem de deixar respirar o substrato.
Pode acelerar a germinação das sementes se as colocar em água quente (35ºC) durante 24 horas (no máximo) antes de as semear, resulta muito bem mas é difícil manter a água quente.
E "last but not least", semear em dias em que a lua esteja de feição para o tipo de planta que está a semear, acredite faz muita diferença, pode seguir a lua aqui: http://www.the-gardeners-calendar.co.uk/Moon_Planting.asp
eu uso o biodinâmico de preferência em consonância com o sinódico e com excelentes resultados, acredite que a lua interfere bastante com os resultados, já testei várias vezes.
Onde encontrar vermiculite, a casa onde comprei há 5 anos atrás já fechou e nunca mais consegui encontrar, o que vale é que aquilo é um saco gigante e vai dando ainda.
Espero ter respondido a tudo.
Esteja à vontade para perguntar o que quiser.
Obrigado
Abraço
João

Unknown disse...

Viva Augusto.
30 a 40 cm é perfeitamente normal, o tempo tem estado de feição, os meus também estão por aí e também já têm flor, o que também é normal, eu costumo arrancar as flores, no meu entendimento essas flores vão atrasar o desenvolvimento da planta.
Aliás o tempo tem estado de feição para tudo, as cebolas crescem todos os dias e as courgetes, o feijão e os pimentos também se vêem crescer, se for sempre assim vai ser um excelente ano.
Assim espero.
Quanto à quantidade de água, faço sempre assim, depois só rego passado 2 dias e se o solo ao cimo estiver seco, depois só rego passado 3 dias e depois 4, depois começo a regar de 2 em 2 dias ou por aí, vou vendo.

Abraço
João

Catarina H. disse...

Os meus tomateiros já têm flor :) Este ano não os plantei no mesmo local, acho que sofreram muito com o calor, alguns ficaram com os caules pretos e secaram. Vou experimentar essa técnica de rega, em vez de regar por cima como fazia, vou dedicar uns litros de água um a um. É sempre a aprender, eu que ainda sou "verdinha" nestas andanças, é só o 2º ano.
Um bom resto de semana!

Unknown disse...

Olá Catarina.
Experimente e depois diga-me o resultado, é sempre mais gente a pôr estas coisas em prática, assim avalia-se melhor os resultados, depois diga-me qualquer coisa por favor.
Obrigado.
João

Unknown disse...

Caro João, já encontrei um sitio com vermiculite e perlite. Em principio o Leroy Merlin terá (pelo menos na net diz que têm em stock). As minhas caixinhas de sobremesas fecham e não deixam espaço para circular o ar. Acha que deva fazer uns orifícios na tampa pequeninos? Não vai perder temperatura? E queria saber qual a razão de perlite para substrato que devo usar. Depois cubro com a vermiculite oxalá tenha resultados tão rápidos como os seus. Ainda quero ter tomates este verão. Queria também saber que tipo de fertilizante usar. Vi um em bolinhas da siro com uma razão 12-12-18 não sei se será bom. Quando aplicar e que tipo de solo se uso só substrato, que substrato uso ou se preciso de pôr à mistura outo tipo de terra. Já agora muito obrigado pelos seus conselhos têm sido imprescindíveis.
Aguardo resposta.
Cumprimentos,
Ricardo.

Unknown disse...

Caro Ricardo, não sabia que o Leroy Merlin tinha vermiculite, o de Coimbra não tem, tenha atenção que acho que há vermiculite e perlite para construção e para a agricultura, têm características diferentes.
Não precisa de usar perlite para germinar as sementes, use antes nos vasos (20% de perlite no substrato) porque ajudam a manter a humidade, cuidado com o pó que a perlite liberta, não o respire.
Nos vasos de vez em quando mergulhe o vaso num recipiente com água e deixe-o ficar de molho ate a terra da superfície ficar húmida, os vasos ganham muitas bolhas de ar e há zonas que nunca chegam a absorver água, ou então mergulhe-os até pararem de borbulhar, isto sem molhar as plantas.
Quanto às caixinhas abra-as durante o dia e feche-as ao anoitecer.
Não precisa de usar fertilizante na germinação, senão queimas as plantinhas, 12-12-18 é bom para tomates, mas potente, respeite as indicações da embalagem, é preferível meter a menos do que a mais.
Substrato normal é o suficiente, com a perlite não preciaa de mais nada.
Se fizer isso irá ter tomates certamente, dê-lhes sol e água e vai ver.
Obrigado
Abraço
João

Unknown disse...

Caro Ricardo esqueci-me de um pormenor, os monserrate rosa são tomateiros indeterminados vai precisar de canas, teria sido preferível optar por uma variedade determinada, mais indicada para vaso, mas esses também se vão sair bem.

Wolf disse...

Bom dia João,
Que maravilha de canteiro, que maravilha de tomateiros, que maravilha de técnica, enfim, sigo os seus conselhos religiosamente e este "post" vai servir de exemplo à minha plantação deste ano, pois que generosamente ofereceu as sementes merece que siga igualmente o "plano de acção no terreno"! Bem haja João! Muito obrigado pela sua sabedoria! Grande abraço,
Emanuel Lobo

joel disse...

Olá,tenho plantado 30 pés de tomates Hibrido Plutão Já estava com tomatinhos e um amigo me diz para colocar adubo NPK 20-05-20,coloquei 30 gramas por pé e representa que requimou as folhas ai pergunto a você esse adubo serve mesmo para segurar a carga,e 30 gramas por pé é a medida certa?

Unknown disse...

Olá Joel.
Um adubo desses é muito potente, mas não lhe posso garantir que seja o responsável pela queima das folhas. Tem fotos das folhas?
De qualquer forma e falando sobre esse adubo, 20-05-20 parece-me um exagero, pelo menos no que toca ao Azoto e ainda mais com frutos, quanto à quantidade tem de ler o que diz na embalagem, habitualmente o fabricante diz a quantidade a colocar por pé ou por m2.
Eu não uso nada que não seja orgânico nos meus (a não ser em experiências) mas com essa carga de NPK não há nada orgânico que chegue sequer lá perto.
Mais uma questão, quanto demoraram as folhas a aparecer queimadas desde a aplicação do adubo?
E para ter tomates nesta altura, está onde, no Brasil?
Mande-me fotos por favor.
Obrigado
Abraço
João Gomes

Sansoni7 disse...

Olá João Gomes.
Foi bom voltar a ler um post seu.
Votos de um excelente 2016 e veja lá se arranja um tempinho para colocar uns tópicos.
Precisamos de aprender com quem sabe!
Abraço e bom ano
Cumprs
Augusto

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?