Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A primeira do ano!

Esta courgete foi a primeira que colhi este ano, ontem mais precisamente, semeada a 1 de Março, sementes generosas do Rui Esteves, a planta não está na terra mas sim num vaso de bom tamanho.

Até agora tinha 2 polinizadas por mim num dia madrugador, que as abelhas aqui andam meio arrediças.






Uma, esta já canta. Vamos ver como será comida.

As que estão na horta, estão lindas mas isso fica para outro post.

5 comentários:

Unknown disse...

Amigo as minhas estão bastante mais atrasadas e a única semelhança é que tb fiz a polinização manual de manhã bem cedo.
Essas estão com muito bom aspeto e não deve ser das sementes mas sim do tratamento cuidado que lhes dás!

Um abraço

Unknown disse...

Caro João, já tenho a vermiculite e a perlite. Sempre havia lá em armazém sacos de 5 litros. Aproveitei e comprei mais umas sementes de flores para adornar a minha varanda. Estou a pensar fazer um blog também. Os meus tomateiros já têm duas folhas verdadeiras. Tenho duas perguntas para lhe fazer (desculpe se estou a ser chato). Uma é sobre as sementeiras. É se devo calcar muito a terra e se devo pôr a terra a absorver a água por baixo. Quando me respondeu não percebi se se estava a referir às sementeiras ou aos vasos com os tomateiros. A segunda é se no geral quando as plantas ganham aquelas folhinhas rente ao caule onde nascem as folhas se deve arrancar. Pareceu-me ler em algum sítio que essas folhas tiram força à planta principal e que devem ser arrancadas. Isto passa-se nas minhas flores não sei se está muito familiarizado com flores. Neste momento tenho zínias e ipomeas que se estão a desenvolver bem. Tenho uns cravos bastante fraquinhos e não estou a ter sorte nenhuma com os amores perfeitos. E reparei que nas ipomeas estão a nascer essas pequeninas folhas. Não sei se me poderá ajudar ou não. Boa jardinagem.
Cumprimentos,
Ricardo.

Unknown disse...

Viva meu caro Rui.
Não fiz nada de especial pah, deve ser do clima daqui, ou então é sorte.
Amanhã ponho aqui as que estão na horta, mais atrasadas mas muito carregadas.
Abraço
João

Unknown disse...

João pergunto-me se viu o meu post. Será que me podia responder? Estou mesmo com urgência de saber a resposta a essas duas perguntas que lhe fiz.
Abraços Ricardo

Unknown disse...

Boa noite Ricardo.
Desculpe a demora mas não tinha tido hipótese de o fazer antes.
Nas sementeiras, quando põe a terra, antes de pôr a semente aperte a terra bem firme, depois de lhe por a semente é só ajeitar a terra.
Quanto à rega das sementeiras em caixinhas ou tabuleiros use antes um pulverizador com água (de preferência não use água acabada de tirar da torneira, coloca numa vasilha alguma água e deixe-a repousar para perder o cloro e depois enche o pulverizador), caso opte por um regador, regue com cuidado, de modo a ficar húmido mas não encharcado.
As plantas quando germinam geram 2 cotilédones (folhas falsas), aparecem sempre antes das folhas verdadeiras, quanto ao arrancá-las, eu só as arranco ou quando estão com mau aspecto ou quando já existem pelos menos 4 folhas verdadeiras, a força que retirarão a qualquer planta será insignificante, caso aconteça.
Quanto a flores não percebo nada mas os princípios serão os mesmos, com a diferença é que nas plantas poderá usar químicos que fortaleçam as plantas e que não fazem mal porque não as comemos, eheheh.
Espero ter ajudado a clarificar as suas dúvidas.
Abraço
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?