Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Experiências com adubos químicos - parte 1.

Esta temporada resolvi fazer algumas experiências com adubos químicos!

Os vasos são de 15 cm de diâmetro por 20 cm de altura (pequenos), com substrato normal e que fui alimentando com adubos químicos, mais ricos em azoto no início da vida da planta e depois de terem flor, adubos mais ricos em potássio e a verdade é que obtive resultados fantásticos para o tamanho do vaso e da planta.

Este é o pimento picante murupi vermelha, tem 8 frutos de tamanho normal para a variedade, apresenta-se muito saudável e até já tem 2 frutos maduros. Agora percebi como encontramos nos centros de jardinagem a vender pequenos vasos de pimentos carregadinhos de frutos e com óptimo aspecto.

Com os químicos as plantas produzem bastante mais do que apenas com guanos naturais e percebe-se bem porquê. As doses de NPK são bem superiores e provavelmente de absorção mais fácil para a planta. Usei a gama complesal da Bayer nesta experiência.

Nota: estes pimentos não se destinam a ser consumidos, só serviram para fazer experiências.





5 comentários:

Sansoni7 disse...

Olá
Por acaso, no início da Primavera também reguei os Goji, os maracujás e os Araçazeiros com uma calda ( adubo diluido em água) NPK rica em potássio.

Porque os Gojis estão a florir, ontem voltei a fazer uma calda para os regar, mas desta vez com compostagem caseira.
Vamos ver se gostaram.

Offtopic: A propósito da Natureza e das suas surpresas, ontem quando regava um araçazeiro com a calda referida, descobri que o tal pé de meloeira que nasceu sem que eu o semeasse, tem uma meloa e já com dimensões generosas. Coloquei-a dentro de uma saca de rede e prendi-a à rede, não vá o fruto cair e eu perdê-lo.
Quando o degustar...dou pormenores. :-)

Cumprs e boas adubadelas

Augusto

Simone Felic disse...

Fiquei curiosa , do porque não vão ser consumidos , é por causa do tipo de adulbo?

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Viva Augusto.
Eu não uso químicos no que cultivo por uma questão de conceito que defini na criação da minha horta, prefiro usar coisas orgânicas para alimentar os meus vegetais.
Fiz estas experiências para testar as diferenças entre o uso e o não uso de adubos.
As minhas meloas só as plantei no dia 4 deste mês, um pouco tarde bem sei mas estão a crescer bem, espero ter de usar vários sacos de rede para as suportar, ehhehhehe, seria muito bom.
Abraço
João

Unknown disse...

Olá Simone.
Não os vou comer porque tenho outros orgânicos e prefiro esses.
Usei adubos químicos de 15 em 15 dias e apesar de não ter ultrapassado a dose recomendada, decidi por uma questão de princípio que não seria para comer, só por isso.
Cumps.
João

Sansoni7 disse...

Olá João

Estou em crer que vamos trocar «Gold Nugget» ?? por meloas...LOL

Cumprs e boas culturas.

Augusto

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?