Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

Tomateiro Limão Gigante já se chama Limão Enorme!

Este tomateiro limão gigante parece querer fazer jus ao seu nome. Ainda não estão gigantes mas já estão enormes, falta a cor do limão.

Apresenta uma grande quantidade de tomates de belo tamanho, já lhe consegui contar 23 tomates, mas ainda está cheio de flores que com alguma sorte ainda frutificarão.

É um belo tomateiro, de folha regular, troncos grossos e bem formados. Não lhe tirei a maior parte dos ramos ladrão, tem mais de 1,6 m de altura, aproveitei para fazer uma experiência com 2 ramos ladrão, deixei-os cair na terra e enterrei uma parte do tronco, ganharam raíz nessa zona e fornecem um adicional de energia à planta que ela parece agradecer.












28 comentários:

Sansoni7 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sansoni7 disse...

Olá
Belos frutos e técnica curiosa para obter um suplemento nutritivo suplementar para a planta.

Caro amigo, qual o fungicida preventivo que utiliza e com que periodicidade?
Pelas imagens não me parece ser a Calda Bordalesa....

Cumprs e parabéns.
Augusto

Unknown disse...

Viva João,

Na primeira foto tens uma folha com uma mancha, eu se fosse a ti cortava essas folhas com manchas pois poderá ser o começo do míldio !
Pelo sim pelo não elimina-a só de carácter preventivo!

Abraço

Unknown disse...

Viva Augusto
É calda bordalesa, só.
Cumprimentos
João

Unknown disse...

Amigo Rui
Foi removida logo após a foto, as fotos têm várias utilidades, observar melhor ê uma delas.
E o tamanho dos tomates, não dizes nada? hehehehehe
Abraço
João

Unknown disse...

Tamanho!rssssss... Goza Goza !

No fim falamos!

Simone Felic disse...

que tomates diferentes do que temos aqui . claro na verdureira , pois os meus acabou batendo uns bichos e se acabou.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Sansoni7 disse...

Olá
Obrigado, João pela informação
Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Rui
Eu sabia que ias gostar do meu post, ahahhahah.
Abraço
João

Unknown disse...

Simone
Lamento pelos seus tomateiros, o que lhes aconteceu?
Cumps
João

Uma Horta no Minho disse...

Viva João,

Estou "perplexo" com esses tomateiros!
Você "injectou-os" com assomite ou é tudo "caricias de fé" (risos)?!
Assim não vale...pois para além do tempo não ajudar nada por estes lados, ainda por cima o fermento de padeiro que lhes deito...não dá para competir com o seu "segredo".

Agora mais a sério: os meus neste momento já possuem uma quantidade razoável de flores mas, em termos de tomates nascidos é uma miséria.
Para o tamanho que tem, mais a data que os coloquei na horta - mais cedo do que os outros anos -, já deviam ter muitos mais tomates.
Espero e faço votos que esses Limão Gigante sejam super saborosos, pois estou um pouco "frustrado" por não ter aceite sementes dessa espécie em vez do Cor de Rosa Gigante (confesso que o Rui me ofereceu sementes de 5 espécies, e eu feito asno...só aceitei duas).
Ah!, o Príncipe Negro já tem tomates nascidos ( e está com 125cm de altura)! Não é o tomateiro mais alto nem o que possui mais tomates nascidos, mas é de grandes esperanças.
Abraço,
António

Unknown disse...

Viva amigo António.
O segredo destes tomateiros é que estiveram debaixo de plástico até ao fim do mês passado.
Não levaram fermento de padeiro, mas levaram azomite, uma colher de sopa, se será disso ou da própria variedade a seu tempo descobriremos.
A terra deste canteiro é a melhor que tenho em toda a horta, leve, fofa, com boa drenagem e estrumada um mês antes da plantação, pode ser disso também.
Foram plantados a 1 de Março.
Quanto ao cor de rosa gigante vai ver que não se arrepende, muito saboroso e uma variedade muito generosa.
O príncipe negro, o ano passado, tinha 2 metros de altura e muitos tomates, praticamente todos iguais.
Abraço
João

Unknown disse...

António o João este ano neste pé de tomateiro vai ter os melhores resultados da vida dele pois este canteiro tem todas as condições para produzir grandes legumes, terra muito boa e fofa, encostado a uma parede em que o sol bate aquece a parede que por sua vez devolve esse calor à planta, um plástico em cima a fazer efeito de estufa e ainda uma colher de COIMBRITE ! Isto só pode dar alegrias ao dono e optimas fotografias!

Um abraço

Sansoni7 disse...

Olá

Rui, só acrescentar a tudo isso que o amigo João ainda está a «dopar» as plantas com um suprimento extra de seiva,LOL porquanto mergulhou «ramos ladrão» para enraizarem e alimentarem a planta.
Cumprs e boas culturas
António

Unknown disse...

César esqueci me dessa mais uma para pormos em prática! ehehehehehe.

Unknown disse...

Meu caro amigo Rui.
Tenho grandes dúvidas de que isso venha ser realidade e consiga ultrapassar 1 chianti rosa do ano passado que tinha só 10 tomates mas todos acima das 710 gr., por isso acho que vai ser difícil bater essa performance.
Pelo que disseste, acho que foi uma sorte este tomateiro ter nascido espontaneamente num sítio tão apropriado, ahahhaah.
Abraço
João

Unknown disse...

Tens de fazer isso aos teus Rui, se bem te conheço, vais enfiar todos os ramos na terra, ahahahahha, vão ser mais raízes que ramos, ahahhabha.
Abraço

Sansoni7 disse...

Olá
Rui, andámos sempre a aprender....LOL
E eu que andava sempre a «sacar» os ladrões....
Agora vou é quere muitos...LOL

P.S. As granadilhas estão 5** e os «xpto» têm resistido, só um ou outro tremeu. :-(

Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Amigos !

Se pensar mos bem vemos que os tomateiros no seu habitat natural crescem sempre em comprimento e não em altura como nós fazemos por isso é bem provável que as raízes adicionais no tronco dêem uma dupla força à planta, e há espécies de tomateiros que crescem mais de 3 metros por isso amigos que tal começarmos a pensar em fazer uma experiências ?

Abç

Sansoni7 disse...

Olá
Oh Rui....ouve lá...
Então andamos uma vida de produtores LOL a cortar as folhas dos tomateiros que roçam a terra para prevenir ataques dos fungos e agora vamos experimentar plantar «tomateiros sardão»? LOL

Oh valha-me Deus...andas com umas ideias...LOL

Agora mais a sério....não é experiência que não se possa fazer...

Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Meus caros Rui e Augusto.
Estou espantado, afinal estão mais crus do que aquilo que eu pensava em matéria tomatal. ahahhahahahah
Há uma técnica de cultivo que aproveita uma boa parte dos ramos do tomateiro para criarem raízes extra e produzirem quantidades enormes de tomate.
E essa teoria dos ramos ladrão, de que devem ser arrancados é tão boa como a que diz que não se devem tirar, opiniões.

E agora esta é só para o Augusto, por essa ordem de ideias é melhor tirar a raíz principal da terra para não apanhar fungos ahahhahahah.
Experimentem e vejam a diferença.
Abraço
João

Unknown disse...

Amigos,

Sabemos de coisas certas como se caparmos os galhos ladrões os tomates vão ser maiores pois a força da seiva não fica tão distribuída, certo! sabemos que se regar mos as folhas do tomateiro com sol vai as queimar e proporciona o desenvolvimento dos fungos, certo!
Cada um de nós tenta adaptar as culturas à sua maneira de ver as coisas eu por exemplo já não capo os tomateiros como capava há 3 anos atrás, penso sempre que para termos resultados diferentes temos de fazer diferente mas sempre com o histórico do passado!
Não existe uma formula de sucesso mas sim de tentar ter os melhores resultados!A partilha de experiencial faz nos crescer e ver as coisas de forma diferente!

Gosto disto!

Unknown disse...

Amigo
Concordo plenamente contigo em tudo o que dizes, a experiência e a troca de ideias acrescenta conhecimento e contribui sempre para melhorar uma série de condições.
Eu tomo sempre atenção ao que dizem os outros e aprendo com eles principalmente contigo e com o António mas também aprendo muito com os próprios tomateiros, muitas vezes eles estão ali a dizer o que lhes devemos fazer, é só olhar, o resto é inspiração do momento (e isso é que é perigoso ahhahha).
Saudações tomateiras
João

Uma Horta no Minho disse...

Olá, viva!
Sábias palavras João, pois apesar de um tomateiro ser um vegetal, estou de acordo consigo, que se nós humanos tomarmos uma certa empatia por eles, talvez possamos aprender as suas necessidades e "manhas". "Todos" ficamos a ganhar.
João, se como você diz já aprendeu alguma coisinha (hortícola) vinda da minha parte, eu também lhe confesso - e sem falsa modéstia -, que também já tenho aprendido muito aqui no seu magnifico blogue; e olhe, acabo de saber em "primeira mão" por si, pois até à data nunca tinha lido/ouvido nada igual (*), que os ramos de tomateiros (rasteiros) de podiam "utilizar" como fonte extra de raiz. Técnica que este ano já só vai a tempo de eu colocar em prática em dois pés de tomateiros (1 Petit Moineau e 1 Tangerine); em todos os outros já não há possibilidade de tal acontecer - infelizmente.
(*) - Conheço a técnica de recuperar um galho ladrão, e coloca-lo num vaso (etc) à sombra, sempre bem regado, a ganhar raiz.
Quanto ao capar/podar TODOS os galhos ladrões, confesso que aqui na horta já é algo praticado com muita moderação. Passo a explicar: neste momento - e que já vem de 2011 -, eu deixo crescer 6, 7 ou 8 (etc) galhos ladrões por pé de tomateiro, e como cada ladrão dará frutos, eu deixo desenvolver 1 cacho por ladrão, onde elimino logo a seguir ao cacho/ladrão a sua guia/ponteira. É verdade que este sistema atrasa a maturação, e devo dizer que não estou verdadeiramente convencido que o sistema produz frutos mais pequenos (***), mas o principal é que aumento substancialmente a produção!
Veja este post/artigo do meu blogue, a partir do título "PRODUÇÃO JONES".
Saliento estas palavras:«deve-se deixar nascer um ladrão/rebento logo acima do segundo cacho. Este ladrão/rebento, e ainda com poucos centímetros, dará um cacho de tomates. Mas o ladrão continuará a crescer após o surgimento do primeiro cacho e é aqui quando convêm intervir, ou seja, cortar a ponteira do ladrão após o surgimento do primeiro cacho. Simples!»
Um abraço,
António

P.S. (***)No site Tomato Fest, vê-se uma imagem com uma senhora a segurar tomates nas duas mãos (Hawaian Pineapple), e exemplares bem generosos, e se reparar bem nota-se que os tomateiros não foram capados, por isso eu digo que deixar crescer os ladrão não afecta o tamanho dos frutos, apenas atrasa a maturação.

Sansoni7 disse...

Olá
Meus amigos, eu sou um humilde aprendiz de agricultor de varanda....
E se não fossem os amigos e blogs como este estaria ainda mais «ás escuras»...
Obrigado

Cumprs
Augusto

Unknown disse...

Bom dia Amigos,

Com tantas pessoas aficionadas aos tomates isto daqui a meia dúzia de anos vai ser só mestres na tomatada! ahahahahahahaha........
Que grande equipa se está a tornar!

Abraços a todos e o meu obrigado pela partilha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sansoni7 disse...

Olá
Já agora uma última novidade:
Pode fazer-se Reiki ás plantas....e elas agradecem!
Por isso amigos, tratemos com carinho os nossos tomateiros e eles retribuirão concerteza.
Cumprs
Augusto

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?