Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sementeira de Tomates (Seeding tomatoes)

O meu primeiro post deste ano, por falta de tempo, vontade e sei lá, por outros motivos que nem sei explicar, este blog tem estado parado, mas a horta não.
Já tenho os canteiros preparados para receber as novas plantinhas que irei plantar em Abril e Maio.
Comecei as sementeiras de 2013, de pimentos a 29 e 31 de Janeiro, mas irei falar nisso noutro post.
Ontem comecei a preparar os tabuleiros para semear os tomates, já os tinha lavado, desinfectado e estavam prontos para aceitar as sementes.
Comecei por identificar as diferentes variedades, irei semear 98 variedades de tomate este ano, não irei plantar mais de 30 mas arranjei "hospedeiros" para os que não vou plantar de modo a garantir sementes para o próximo ano.

Tabuleiro de Germinação com 15x10 buracos, já identificado.

Já com terra e as sementes.

Pormenor das sementes na terra

Vermiculite

Tabuleiro com sementes já cobertas com vermiculite

Pacotes de sementes

Isto foi feito ontem à noite, hoje logo pela manhã o tabuleiro foi metido no germinador onde permanecerá a 20º C e humidade de 80% até nascererem todos, depois passarão para um sítio com boa luz para que as plantas possam desenvolver-se bem. Daqui a 3 dias já estarão plantinhas cá fora, espero eu!



11 comentários:

Diário de vida natural disse...

Boas Tardes Amigo

Pensei que eu é que tinha muitas variedades de tomate(56)!!!
Afinal ainda estou muito longe de si.
Temos de "trocar" as nossas listas a fim de colmatar algumas falhas de um e de outro.....como fazíamos com o cromos em miúdos!!!Hihihiihi

Um Grande abraço e Boas sementeiras

Wolf disse...

Olá João,
Curiosamente voltei a consultar o seu blog hoje, dia em que pelos vistos também você "regressou" à blogosfera com mais um dos seus tópicos. Vou iniciar este fim de semana a preparação de sementeiras para reorganizar a minha hortinha. Adquiri hoje no Lidl duas estufas, 1 em plástico e 1 em acrílico, bem como 4 tabuleiros para germinar as minhas sementes de pimento padrão (que no ano passado muito me orgulharam). O que me aconselha nesta altura, com este frio, a semear em alfobre e o que devo semear definitivamente? Tenho favas e ervilhas para semear em local definitivo e as minhas sementes ficam-se por aqui, pois ainda não tenho épocas suficientes para ter "em arquivo" as mais variadas sementes. Cumprimentos, Emanuel Lobo

Unknown disse...

Boas tardes J. Lopes
Agrada-me ver que há mais pessoas que gostam da cultura do tomate nas suas incontáveis variedades. Tenho imenso gosto em lhe enviar a minha lista que conta com 100 variedades diferentes.
Vou enviar-lhe por mail.
Saudações hortícolas

João

Unknown disse...

Viva Wolf
Relativamente a sementeiras eu semeio tudo em alfobre, poupo sementes e água, este ano experimentei semear em alfobre ervilhas, das 50 que semeei nasceram 48, o que é uma taxa de sucesso elevadíssima se comparada com a sementeira no local definitivo, mudei-as para a terra e estão lindas.
Esses tabuleiros que comprou são ótimos para semear tudo, também uso.
Que estufas comprou as baixas ou alguma das altas, o Lidl tem sempre preços imbatíveis nas estufas e são sempre uma boa compra, comprei hoje uma das grandes para substituir a minha anterior que foi danificada seriamente pelo temporal de algumas semanas atrás.
O Lidl tem também sementes de várias espécies a bom preço, não sei se serão boas, comprei um pacote de abóboras pattypan mas ainda não semeei por isso ainda não tenho opinião.
Se quiser sementes de tomate mande-me um mail que lhe envio com todo o gosto.
Boa sorte com o pimento padrón que não é lá muito fácil de germinar, também semeei a 31 de Janeiro com bons resultados mas em estufa aquecida a 27ºC.
Cumprimentos
João

Wolf disse...

João,
Vou seguir os seus conselhos e semear em alfobre as variedades que tenho. Agradeço imenso a sua simpatia e disponibilidade para me fornecer sementes de tomate. Aceito com todo o gosto, mais logo lhe enviarei um e-mail com a minha morada. Comprei as seguintes estufas no Lidl: a de plástico tem as medidas 180x94x140cm e a de acrílico tem 99x43,5x59,5cm. Por acaso passei pelas sementes, mas como fui lá à hora de almoço n tive tempo para as ver convenientemente. O ano passado comprei os pés de pimento padrão e todos lá em casa e família nos consolamos, este ano não poderia deixar de tentar germinar os "meus pimentos padrão". Não tenho muitas sementes mas posso enviar-lhe algumas se quiser. Abraço, Emanuel Lobo

Uma Horta no Minho disse...

Grande João, isto é que é paixão (rimou - risos)!
João, você e o Rui já devem ser os maiores coleccionadores/cultivadores de espécies de tomates em Portugal.
Pelas minhas mãos já devem ter passado centena e meia de espécies de tomate, mas como não há horta suficiente para cultivar isso tudo (e levo sempre em conta a necessidade da rotação das culturas), fui sempre seleccionando as mais "afamadas", ou que me cativavam mais. As "rejeitadas" despachei-as para outras "andanças" (eu acho que terá ido tudo - ou quase -, parar às mãos do Rui, e que "tomou a empreitada" de as cultivar, colher sementes e preservar as espécies).
Não esqueça também de colher sementes puras (saco de organza)!Esta acção, muito importante, no fundo é uma "brincadeira de crianças", que não custa nada fazer e nem é um "bicho de sete cabeças" em colocá-la em prática!

Vejo aí umas carteirinhas da "TomatoFest": oferta ou foi lá às compras?!

Saudações hortícolas,
António

P.S. Hoje "assassinei" um Príncipe Negro com meia dúzia de dias de vida. Ainda por cima, até à data, só me havia germinado este - semeei mais dois.
Fui tentar melhorar a "germinadora frigorífica"...e só deu asneira...

Wolf disse...

Bom dia João,
Que tipo de terra utilizou nesta sementeira? Acha conveniente utilizar terra (siro) com adubo orgânico incorporado? Bom fim de semana! Abraço, Emanuel Lobo

Jardineiro do Rei disse...

Olá João

É bom tê-lo de volta! E pe-lo que vejo continua em grande... Parabéns pela horta.

Um grande abraço

João

Unknown disse...

Viva Jardineiro do Rei

Muito obrigado pelo seu comentário.
Saudações hortícolas.
João

Unknown disse...

Boa tarde,

Pode-me dizer, pf,onde arranjou esses tabuleiros de sementeira?

Unknown disse...

Viva
Concerteza que sim, foram-me oferecidos mas sei onde foram comprados, na feira dos 23 em Coimbra.
Cumps.
João Gomes

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?