Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Plantação de tomate 2 (planting tomato)

Neste momento já tenho 40 pés de tomateiro plantados na horta, uns até já estão bem grandes. A cobertura de plástico tem dado bons resultados.
Os 3 mais à direita estão a ficar com as folhas enrugadas, talvez do frio.



Lista de variedades já plantadas este ano.




6 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde João,

Confesso que não conheço nenhuma variedade dessas! Depois quando os consumir se for possivel fazer comentário sobre cada um agardecia, entretanto uma pergunta não costuma capar os galhos ladrões?

Cumps

Unknown disse...

Boa tarde Rui.
Claro que farei isso, aliás estou ansioso para que aconteça, espero provar e ter sementes para dar.
Quanto aos ramos-ladrão, costumo tirá-los, o que até já fiz no sábado passado, mas confesso-lhe que estes tomateiros me deixaram um pouco confuso, deram flor muito cedo (nalguns cortei-a, noutros deixei-a), ainda por cima acho que é uma flor esquisita, grande e larga (a minha experiência também não é muita) e por isso fui deixando os ladrões e acabei por tirar só alguns, porque como cortei a flor nalguns (posso ter feito asneira) achei melhor deixar alguns ladrões.
Abraço

João

Lisete disse...

Boa noite,
Vim aqui pela primeira vez e desde já os meus parabéns pela sua bela horta. Sou mais que novata nestas coisas de "hortas" e pergunto: os ramos ladrões tiram-se antes ou durante a floração? Fico sempre muito confusa. Vou vêr que especies plantei, nem reparei nesse pormenor ehehe. O plastico no chão é para evitar as ervas daninhas? Desculpe lá tanta pergunta.
Saudações da Lisete

Unknown disse...

Olá Lisete
Obrigado pelo seu post.
1 - Os ramos-ladrão tiram-se mal aparecem, é o ideal, mas só nos tomateiros indeterminados, se os não tirarmos atrasamos o crescimento do tomateiro (o ladrão é como se fosse outro tomateiro, o problema é que se alimenta da mesma raíz), por norma tiro nuns e noutros não, nos que não tiro tenho produção de tomates até mais tarde.
2 - O plástico no chão tem várias razões: evita as ervas-daninas, mantém a humidade no solo por mais tempo e mantém a temperatura do solo mais constante. Este ano estou a experimentar o plástico vermelho (micro-perfurado) porque favorece o crescimento dos tomateiros em 20% já que reflecte mais luz de longo comprimento de onda que entra no processo de fotossíntese da planta e assim favorece a planta (segundo uma universidade dos EUA), vamos ver se resulta.
Saudações
João

Lisete disse...

Olá João,
Obrigada pela sua simpatia. Andei a cortar alguns ramos-ladrão e deixei alguns, tal como disse qe fazia, agora é aguardar para vêr os resultados. Mais uma vez obrigada por partilhar os seus conhecimentos.

Saudações da Lisete

Unknown disse...

Olá Lisete.
Ainda bem que pude ajudar, disponha sempre.
Cumprimentos
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?