Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vermiculite


Segundo a wikipedia: a  vermiculite é um mineral formado por hidratação de certos minerais basálticos, com fórmula química (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2.4H2O. Sofre expansão quando lhe é aplicado calor. Possui alta capacidade de troca catiônica e é utilizada comercialmente, principalmente em sua forma expandida na construção civil e na agricultura. 
A vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essecialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Quando submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação. O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele nem os pulmões, apresenta baixa condutividade elétrica, é isolante térmico e absorvente acústico; não se decompõe, deteriora ou apodrece; não atrai cupins ou insetos; é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente; pode absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.


É uma óptima cobertura para sementes, sobretudo para as que precisam de luz para a germinação, como é o caso dos pimentos.

4 comentários:

Rodrigo Alhinho disse...

componente esencial de uma receita do cemento refratário...

karmaquinta.com disse...

Onde compro isto? Obrigada . . . Marian

João Gomes disse...

Viva Marian.
Ora aí está uma bela questão, a loja onde comprei fechou e neste momento não conheço sítio nenhum onde se possa adquirir quer vermiculite quer perlite.
Se eu conseguir descobrir aviso-a.
Obrigado pela visita ao meu blog.
Cumprimentos
João

João Gomes disse...

Boa noite Rodrigo.
Não fazia ideia disso, sempre a aprender.
Abraço e obrigado pela visita.
João Gomes

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?