Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Praga desconhecida ou pelo menos duvidosa.

Neste verão, detectei no solo uns "ninhos" tipo algodão. Fui cavando e encontrei cada vez mais "ninhos", alguns agarrados às raízes de algumas plantas ou praticamente de todas. Penso que serão ninhos de aranha, mas não tenho a certeza. A verdade é que encontrei centenas destes "ninhos" e algumas plantas estavam sempre com problemas. Revolvi a terra toda, como é um canteiro fui até ao fundo (tem uns 70 cm de profundidade), removi todos os ninhos que encontrei e deixei arejar a terra, misturei substrato vegetal na terra de modo a ficar mais leve e porosa, já que a terra que comprei para o canteiro tem muito bom aspecto (tipo borras de café) mas pouca ou nenhuma matéria orgânica. Vamos ver como corre.  Posto aqui algumas fotos do que encontrei para ver se alguém me confirma o que são estes ninhos.





5 comentários:

BIA disse...

Oh, que pena... distraída como só eu, reparei agora que o seu blog foi mesmo "abandonado"...


Que o seu dono esteja bem, é o que se deseja.
vou continuar a apreciar o que por aqui nos deixou e que é excelente.

BIA

Sansoni7 disse...

Olá
Parecem bolores.....
Olhe aqui:

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?p=33420

Cumprimentos
Augusto

Unknown disse...

Augusto já vi no link que me mandou, mas o que eu tinha aqui não eram bolores, eram ninhos de aranha, muito provavelmente ou outro bicho qualquer, eu vi aquilo ampliado e pareciam pequenos ovos.
Ao príncipio até pensei, todo satisfeito, que fossem micorrizas mas eram ninhos.
Obrigado pela ajuda.
Abraço
João

Unknown disse...

Olá a todos!

ao ler este post, lembrei-me de partilhar uma coisa com que me deparei na minha abóbora de estimação... Tenho olhado para ela todos os dias e hoje de manhã deparei-me com um "pequeno" buraco que a dita abóbora apresantava. Tem cerca de dois cm de comprimento e tem assim a forma de um rasgo. Muito estranho. Nunca tinha visto isto. Ao ver em promenor parece ter umas pequenas bobinhas brancas atransparentadas. Não percebo nada disto, pois sou um principiante, mas dá a ideia de poder ser uma qualquer aranha que lá foi meter uns ovinhos... não sei... acho estranho haver um insecto que consiga abrir assim um rasgo na abóbora rão rapidamente.
Tentei meter aqui uma foto, mas não fui capaz.
Alguém faz a ideia do que poderá ser? Será que vou ficar sem abóbora?

Cumprimentos a todos.

Daniel

Unknown disse...

Olá Daniel.
Mande-me a foto para o meu email por favor: jgomes0066@gmail.com.
O mais provável é o buraco na abóbora ser provocado por uma traça, elas são especialistas nisso.
Obrigado
Abraço
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?