Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Persicaria odorata - hortelã vietnamita

Comprei-a como pimenta vietnamita mas o nome correcto é hortelã vietnamita ou coentro vietnamita, originária da Ásia, pode atingir os 30 cm de altura em condições ideais de temperatura e humidade.
Prefere uma exposição total ao sol e dá uma flor cor de rosa no Verão e Outono, a que tenho já tem 2 anos e acho que nunca lhe vi flor, pode ser que este ano apareça. Quer muita água e não suporta geadas.
Utiliza-se na cozinha moendo ou ralando os ramos secos e consegue-se um pó com um sabor muito parecido com o da pimenta tradicional, mas não tão quente, raramente a utilizo para cozinhar mas fica muito bem num jardim.

2 comentários:

Gonçalo Santos disse...

É engraçado que a minha hortelã vietnamita não está com ar tão saudável como a sua, porque a minha está num local bem ventoso e tem um ano (nem tanto ainda) e apareceu-lhe uma flor o ano passado! Só que a flor é branca. Foi uma festa, porque ela não é ideal para o clima português. Aqui está uma fotografia da minha:
https://www.facebook.com/somethingintheyard/photos/a.1449887528609409.1073741837.1442791872652308/1481753645422797/?type=3&theater

Unknown disse...

Viva Gonçalo.
Realmente esta está bonita apesar deste meu pátio das traseiras não ser nada de jeito em termos de luz mas ela adaptou-se bem e tem-se dado bem.
No entanto acho que nunca floriu.
A sua já o conseguiu.
Boa sorte com ela.
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?