Este ano parece-me que as framboesas estão a dar frutos mais cedo, ou será impressão minha.
Para além de estarem carregadas como eu nunca vi as minhas, já tenho luzes cintilantes vermelhas e amarelas a convidarem os melros a papá-las, vou ter de ser mais rápido estar atento.
No fim de semana passado já comemos umas poucas, das amarelas.
O aroma das ervas para narizes amadores! E agora... o sabor dos vegetais da horta!
sexta-feira, 16 de maio de 2014
quinta-feira, 15 de maio de 2014
A primeira do ano!
Esta courgete foi a primeira que colhi este ano, ontem mais precisamente, semeada a 1 de Março, sementes generosas do Rui Esteves, a planta não está na terra mas sim num vaso de bom tamanho.
Até agora tinha 2 polinizadas por mim num dia madrugador, que as abelhas aqui andam meio arrediças.
Uma, esta já canta. Vamos ver como será comida.
As que estão na horta, estão lindas mas isso fica para outro post.
Até agora tinha 2 polinizadas por mim num dia madrugador, que as abelhas aqui andam meio arrediças.
Uma, esta já canta. Vamos ver como será comida.
As que estão na horta, estão lindas mas isso fica para outro post.
Temas
Courgette,
Cucurbitáceas,
Zuchini
terça-feira, 13 de maio de 2014
Pimentos - Season 2014
Este ano de 2014 resolvi não cultivar a parafernália habitual de pimentos picantes, cultivava-os mais pela beleza das plantas do que pelos frutos, que cá em casa ninguém é muito fã de picante e então semeei só meia dúzia de variedades que me deram as sementes, variedades engraçadas e raras, que cresciam alegremente num tabuleiro e que o meu gato se encarregou de destruir ao dormir uma bela soneca em cima deste tabuleiro, salvando-se apenas um, somente amarrotado mas parece-me que se safa, um habanero chocolate.
Dito isto, semeei uma boa quantidade de pimentos doces, estes sim, muito apreciados cá em casa, grelhados ou crus em saladas, o seu sabor doce e fresco complementa com alegria uma série de refeições.
Limitei-me às sementes que tinha, esta ano só comprei meia dúzia de pacotes de sementes mas nenhuma de pimentos, gosto imenso destas variedades e não estou disposto a perder estas sementes.
O meu elenco foi o seguinte:
Tudo verdadeiras delícias de sementes que recolhi dos do ano passado.
Semeei a 22 de Janeiro de 2014, transplantei para o local definitivo apenas no dia 10 de Maio e estão dentro de um túnel de plástico perfurado.
Dito isto, semeei uma boa quantidade de pimentos doces, estes sim, muito apreciados cá em casa, grelhados ou crus em saladas, o seu sabor doce e fresco complementa com alegria uma série de refeições.
Limitei-me às sementes que tinha, esta ano só comprei meia dúzia de pacotes de sementes mas nenhuma de pimentos, gosto imenso destas variedades e não estou disposto a perder estas sementes.
O meu elenco foi o seguinte:
- Pimento Doce Rubens Lungo Rosso
- Pimento Gourmet
- Pimento Frigitello
- Pimento Ivanhoe
- Pimento Marconi Gold
- Pimento Marconi Rossi
- Pimento Orange Sun
- Pimento Padrón
Tudo verdadeiras delícias de sementes que recolhi dos do ano passado.
Semeei a 22 de Janeiro de 2014, transplantei para o local definitivo apenas no dia 10 de Maio e estão dentro de um túnel de plástico perfurado.
| Em vasos, à espera do local definitivo. |
| 30 pés dentro do túnel, as noites assim ficam mais fáceis e eles nem sequer pararam de crescer mesmo com a mudança para o local definitivo. |
Temas
Pimentos
domingo, 11 de maio de 2014
Como transplantar um tomateiro.
Chegou a hora de transplantar, os tomateiros estão com cerca de 30 cm de altura e as raízes já pedem mais espaço há algum tempo.
Por norma rego os vasos no dia anterior para o torrão estar húmido q.b., se regar no momento do transplante, os torrões por vezes começam a desfazer-se e eu quero evitar mexer nas raízes o menos possível.
A terra já tinha sido cavada, limpa de pedras, bolbos e outras coisas que vão aparecendo sempre, já estava estrumada e bem esfarelada com a máquina. Mantive-a tapada com geotextil até transplantar as plantas, mantenho assim a humidade e protejo-a dos gatos.
Por norma rego os vasos no dia anterior para o torrão estar húmido q.b., se regar no momento do transplante, os torrões por vezes começam a desfazer-se e eu quero evitar mexer nas raízes o menos possível.
A terra já tinha sido cavada, limpa de pedras, bolbos e outras coisas que vão aparecendo sempre, já estava estrumada e bem esfarelada com a máquina. Mantive-a tapada com geotextil até transplantar as plantas, mantenho assim a humidade e protejo-a dos gatos.
| Plantas prontas para o transplante. |
Aproveito para tirar todas as pedras e raízes que estão no buraco que fiz, nascem pedras na minha horta.
|
| Torrão posto, começo a ajeitar a terra em volta, com as mãos, desfaço-a o melhor possível para que quando a apertar nenhuma pedra ou torrão mais duro estraguem as raízes. |
| Aqui está um Tuxhorn já no sítio. |
| Rego abundantemente a seguir, mas abundantemente mesmo tipo 15 litros em cada planta. |
| Coloco logo as canas verticais, enterro-as uns 30 cm, mais tarde será difícil não ferir a raiz. |
E está feito, demoro cerca de 4 minutos com cada tomateiro, mas eles irão agradecer-me mais tarde!
Temas
Tomate,
Tomateiro,
Tomato,
Transplante
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Este tomate ajudou a pagar o empréstimo da casa!
Não foi o empréstimo da minha casa, o que é uma pena mas...
Este tomate foi criado por M.C. Byles em 1930. Byles tinha a alcunha de "Radiator Charlie" devido a ter aberto um negócio de reparação de radiadores junto de uma íngreme colina onde frequentemente os camiões sobreaqueciam. Nunca teve qualquer educação agrícola mas em 6 anos conseguiu estabilizar esta variedade através da polinização cruzada de quatro dos maiores tomates que conhecia.
Em 1940 vendeu tomateiros a 1 dólar cada e conseguiu pagar a hipoteca da sua casa no valor de 6000 dólares em apenas 6 anos. Diz-se que todas as primaveras vinham pessoas de mais de 300 Km de distância para poderem obter estes belos exemplares, que geravam enormes tomates rosa-vermelho com pesos que variavam entre os 450 e os 1250 gramas. Esta variedade vintage é extremamente saborosa, carnuda e tem muito poucas sementes.
Demora cerca de 82 dias (tardio) a produzir tomates, é do tipo indeterminado, muito resistente às doenças e tem grande tolerância à seca.
Vamos ver como corre esta minha primeira experiência.
Deixo-vos uma foto da Tomatofest.
Este tomate foi criado por M.C. Byles em 1930. Byles tinha a alcunha de "Radiator Charlie" devido a ter aberto um negócio de reparação de radiadores junto de uma íngreme colina onde frequentemente os camiões sobreaqueciam. Nunca teve qualquer educação agrícola mas em 6 anos conseguiu estabilizar esta variedade através da polinização cruzada de quatro dos maiores tomates que conhecia.
Em 1940 vendeu tomateiros a 1 dólar cada e conseguiu pagar a hipoteca da sua casa no valor de 6000 dólares em apenas 6 anos. Diz-se que todas as primaveras vinham pessoas de mais de 300 Km de distância para poderem obter estes belos exemplares, que geravam enormes tomates rosa-vermelho com pesos que variavam entre os 450 e os 1250 gramas. Esta variedade vintage é extremamente saborosa, carnuda e tem muito poucas sementes.
Demora cerca de 82 dias (tardio) a produzir tomates, é do tipo indeterminado, muito resistente às doenças e tem grande tolerância à seca.
Vamos ver como corre esta minha primeira experiência.
Deixo-vos uma foto da Tomatofest.
Temas
Mortgage Lifter,
Radiator Charlie,
Tomate,
Tomateiro,
Tomato
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Tomates - Season de 2014
Uma das minhas maiores dificuldades, sempre foi a escolha das variedades a semear, o ano passado tinha cerca de 100 variedades e nunca me consegui decidir acabando por semear uma imensidão de tomates.
Este ano estava resolvido a conter-me e lá consegui, mas contrariado, fiquei-me por apenas 33 variedades, selecção feita, no dia 1 de Março iniciei as sementeiras, 2 tabuleiros de 50 buracos cada, mais 1 de 150 buracos, este último seria todo para dar, bem como uma boa parte dos outros.
A germinação, como sempre, foi fácil, ao fim de 12 dias passaram para a estufa e desde aí não pararam de crescer.
Mais uma semana e mudei os meus para vasos maiores, dado que só os iria transplantar a partir de 7 de maio, assim não pararam de crescer.
Consegui algumas variedades novas que resolvi experimentar:
Estes vieram da Tomatofest:
E estes trouxe da Itália:
Recebi ainda da tomatofest sementes de:
Tomate Chianti Rosa (o melhor tomate rosa que conheço)
Tomate Laranja Russo 117 (um dos melhores que já comi até hoje)
Tomate Northern Lights (um dos melhores que já comi até hoje)
Os restantes são sementes minhas do ano passado:
Tomate Cor de Rosa Gigante (um dos melhores rosa que já comi até hoje)
Tomate Coração de Boi Russo (para quem me pede coração de boi, com boa forma)
Tomate Cosmonauta Volkov Vermelho (um tomate fabuloso, muito pouco produtivo)
Tomate Wapsipinicon Peach (um clássico para mim, deliciosos e superprodutivos)
Tomate Framboesa Vikante (muito bons, mas muito frágeis)
Tomate Grande Arco-Íris (um belo dum tomate)
Tomate Iryshka (um bom cherry, crocante e saboroso)
Tomate Jóia de Oaxaca (uma variedade a manter, precoce e muito produtivo)
Tomate Kentucky Beefsteak (muito bom)
Tomate não posso revelar o nome (uma festa na boca)
Tomate Beleza Branca (lindos e saborosos, mas frágeis)
Tomate Cherokee Purple (muito bom)
Tomate Tuxhorn (a plantar sempre)
Tomate Mariann’s Peace (uma agradável surpresa no ano passado)
Tomate Missouri Pink Love Apple (um maçã que realmente vale a pena, grandes e durinhos)
Tomate Negro da Crimeia (dos pretos, um dos melhores)
Tomate Speckled Roman (gostei desta variedade o ano passado, bicolor, malhado com um formato interessante, fiquei fã, por isso semeei novamente)
Tomate Prudens Purple (pequenos mas muito saborosos, a manter)
Tomate Russian Persimon (este enganei-me, não é nada de especial)
Tomate Amuleto (uma excelente variedade, muito produtiva, e com muito bom sabor, ideal para conservar)
Tomate Azul P20 (surpreendeu-me o ano passado, bem melhor do que contava)
Deixo-vos algumas fotos destas fases. Nos próximos post esmiuçarei melhor algumas variedades novas.
Este ano estava resolvido a conter-me e lá consegui, mas contrariado, fiquei-me por apenas 33 variedades, selecção feita, no dia 1 de Março iniciei as sementeiras, 2 tabuleiros de 50 buracos cada, mais 1 de 150 buracos, este último seria todo para dar, bem como uma boa parte dos outros.
A germinação, como sempre, foi fácil, ao fim de 12 dias passaram para a estufa e desde aí não pararam de crescer.
Mais uma semana e mudei os meus para vasos maiores, dado que só os iria transplantar a partir de 7 de maio, assim não pararam de crescer.
Consegui algumas variedades novas que resolvi experimentar:
Estes vieram da Tomatofest:
- Tomate Mortgage Lifter, Radiator Charlie’s
- Tomate Anna Russian
- Tomate Marvel Striped
- Tomate Chocolate Stripes
- Tomate Lilac Gigante
E estes trouxe da Itália:
- Tomate Costoluto Fiorentino
- Tomate Gransasso
- Tomate Scatalone
Recebi ainda da tomatofest sementes de:
Tomate Chianti Rosa (o melhor tomate rosa que conheço)
Tomate Laranja Russo 117 (um dos melhores que já comi até hoje)
Tomate Northern Lights (um dos melhores que já comi até hoje)
Os restantes são sementes minhas do ano passado:
Tomate Cor de Rosa Gigante (um dos melhores rosa que já comi até hoje)
Tomate Coração de Boi Russo (para quem me pede coração de boi, com boa forma)
Tomate Cosmonauta Volkov Vermelho (um tomate fabuloso, muito pouco produtivo)
Tomate Wapsipinicon Peach (um clássico para mim, deliciosos e superprodutivos)
Tomate Framboesa Vikante (muito bons, mas muito frágeis)
Tomate Grande Arco-Íris (um belo dum tomate)
Tomate Iryshka (um bom cherry, crocante e saboroso)
Tomate Jóia de Oaxaca (uma variedade a manter, precoce e muito produtivo)
Tomate Kentucky Beefsteak (muito bom)
Tomate não posso revelar o nome (uma festa na boca)
Tomate Beleza Branca (lindos e saborosos, mas frágeis)
Tomate Cherokee Purple (muito bom)
Tomate Tuxhorn (a plantar sempre)
Tomate Mariann’s Peace (uma agradável surpresa no ano passado)
Tomate Missouri Pink Love Apple (um maçã que realmente vale a pena, grandes e durinhos)
Tomate Negro da Crimeia (dos pretos, um dos melhores)
Tomate Speckled Roman (gostei desta variedade o ano passado, bicolor, malhado com um formato interessante, fiquei fã, por isso semeei novamente)
Tomate Prudens Purple (pequenos mas muito saborosos, a manter)
Tomate Russian Persimon (este enganei-me, não é nada de especial)
Tomate Amuleto (uma excelente variedade, muito produtiva, e com muito bom sabor, ideal para conservar)
Tomate Azul P20 (surpreendeu-me o ano passado, bem melhor do que contava)
Deixo-vos algumas fotos destas fases. Nos próximos post esmiuçarei melhor algumas variedades novas.
Temas
Germinação,
Tomate,
Tomateiro,
Tomato
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Há um tempo para tudo!
Há um tempo para tudo! Para parar e para recomeçar também.
Desde 25 de Setembro que não punha nada aqui, a falta de tempo disponível, a chuva constante que praticamente paralisou a minha actividade hortícola e ainda a falta de vontade em estar a escrever em frente a um computador limitaram quase na totalidade a minha participação bloguista.
Peço desculpa a quem lê o que publico e prometo ser mais assíduo que o que tenho sido.
Basicamente iniciei a minha actividade na horta na semana a seguir à Páscoa, até aí ou chovia ou eu estava a trabalhar, o tempo melhorou e comecei a tirar a erva que tinha tomado conta da minha horta, ervas daninhas como nunca tinha visto, densas, com mais de 1 metro de altura, algumas bastante difíceis de arrancar, um canteiro hoje, outro amanhã, até à remoção total das ervas, aproveitei o 25 de Abril e o dia a seguir, mas faltava-me músculo para estes trabalhos e as minhas costas não colaboravam nada.
No entanto lentamente fui recuperando a forma e fazendo as coisas. Cavei o primeiro canteiro por duas vezes, a primeira parte para meter 4 courgettes que pediam desesperadamente por terra já há muito, este primeiro canteiro já arranjado foi o clique que me fez acelerar, terra cavada em mais 5 canteiros, enxada eléctrica a trabalhar, bem duro, tirar pedras, sementes, bolbos e bichos e sempre mas sempre que cavo 2 canteiros específicos encontro meia lâmina de barbear das antigas, estranho, quem faria ali a barba, ou porque atiravam com as lâminas para a terra, nunca vou tirar isto a limpo, mas uma coisa garanto, as meias lâminas que tenho encontrado estão com um aspecto impecável, sem qualquer sinal de oxidação ou de degradação, bom material este de antigamente.
Estrume bem curtido, já posto na terra e misturado com a enxada eléctrica (é óptima para isto)
No sábado passado conclui este processo e fiquei com apenas mais 2 canteiros para preparar, a coisa estava normalizada e o meu corpo mal habituado já suportava os excessos físicos de forma mais eficaz, chegou a hora de plantar!
E é esta parte e a da germinação que vou começar a contar-vos a partir de amanhã.
Sejam bem-vindos.
Desde 25 de Setembro que não punha nada aqui, a falta de tempo disponível, a chuva constante que praticamente paralisou a minha actividade hortícola e ainda a falta de vontade em estar a escrever em frente a um computador limitaram quase na totalidade a minha participação bloguista.
Peço desculpa a quem lê o que publico e prometo ser mais assíduo que o que tenho sido.
Basicamente iniciei a minha actividade na horta na semana a seguir à Páscoa, até aí ou chovia ou eu estava a trabalhar, o tempo melhorou e comecei a tirar a erva que tinha tomado conta da minha horta, ervas daninhas como nunca tinha visto, densas, com mais de 1 metro de altura, algumas bastante difíceis de arrancar, um canteiro hoje, outro amanhã, até à remoção total das ervas, aproveitei o 25 de Abril e o dia a seguir, mas faltava-me músculo para estes trabalhos e as minhas costas não colaboravam nada.
No entanto lentamente fui recuperando a forma e fazendo as coisas. Cavei o primeiro canteiro por duas vezes, a primeira parte para meter 4 courgettes que pediam desesperadamente por terra já há muito, este primeiro canteiro já arranjado foi o clique que me fez acelerar, terra cavada em mais 5 canteiros, enxada eléctrica a trabalhar, bem duro, tirar pedras, sementes, bolbos e bichos e sempre mas sempre que cavo 2 canteiros específicos encontro meia lâmina de barbear das antigas, estranho, quem faria ali a barba, ou porque atiravam com as lâminas para a terra, nunca vou tirar isto a limpo, mas uma coisa garanto, as meias lâminas que tenho encontrado estão com um aspecto impecável, sem qualquer sinal de oxidação ou de degradação, bom material este de antigamente.
Estrume bem curtido, já posto na terra e misturado com a enxada eléctrica (é óptima para isto)
No sábado passado conclui este processo e fiquei com apenas mais 2 canteiros para preparar, a coisa estava normalizada e o meu corpo mal habituado já suportava os excessos físicos de forma mais eficaz, chegou a hora de plantar!
E é esta parte e a da germinação que vou começar a contar-vos a partir de amanhã.
Sejam bem-vindos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
