Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Louro - Laurus nobilis


O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é uma árvore do gênero Laurus da família das Lauraceae.

É uma espécie originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m, mas pode atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária. O seu fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra. Além disso a madeira dessa árvore é de excelente qualidade.

Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.

A medicina popular indica o chá das suas folhas em caso de problemas com a digestão.

É necessária extrema atenção para não confundir com o loureiro-rosa (Nerium oleander), que serve unicamente para ornamentação, e cujas folhas e bagas são muito tóxicas, podendo uma simples folha causar a morte a um adulto devido aos problemas cardíacos que pode provocar.

Existem duas espécies semelhantes e do mesmo género endémicas dos arquipélagos dos Açores (L. azorica), Madeira e Canárias (L. novocanariensis). Na ilha da Madeira, o óleo obtido da baga do loureiro endémico é conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado localmente como remédio caseiro para diversas maleitas, podendo cada litro atingir preços de mercado elevadíssimos.


fonte: wikipedia

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cantinho bem denso

Aqui tenho um cantinho bem povoado de exemplares, não são para ficar definitivamente aqui, necessito que fiquem maiores para implementar num novo local.
Podem ver-se: hipericão do gerês (ao fundo à esquerda), uma framboesa amarela (ao fundo no centro), uma lúcia-lima (ao fundo à direita); 9 tomilhos (doone valley, creeping red, pink chintz, serpillum, vulgaris, camphoratus, tomilho poejo, zygis, praecox coccineus (uns em vasos outros na terra).

domingo, 30 de agosto de 2009

O meu jardim à noite

Um destes dias, passou-me pela cabeça, a ideia de colocar iluminação no jardim de ervas.

Fazia questão, quer pelo cuidado com o meio ambiente, quer pela despesa em electricidade, que fosse com o aproveitamento da energia solar. Pesquisei, perguntei, estudei e concluí que com o que havia disponível no mercado iria gastar uma pipa de massa para colocar essa ideia em prática. Excluindo aquelas luzes solares tipo tocha, à venda nos armazéns de bricolage, que não resultam neste tipo de jardins, são muito altas e se colocadas no solo, o painel solar não capta energia suficiente e além disso as pilhas recarregáveis que habitualmente acompanham estes torcheiros mantêm a eficiência durante pouco tempo, Encontrei, também, coisas muito boas, mas custavam mais de 100 euros cada e isso iria tornar impossível rentabilizar o aproveitamento solar (nem em 20 anos o jardim consumiria tal valor em electricidade fornecida pela EDP).

Bem, vou ter de fazer eu mesmo a coisa toda, precisava de: suportes para as lâmpadas, baterias, painel solar, fio, terminais e lâmpadas.

Mais pesquisas, mais perguntas… e deram-me 3 baterias pequenas de 12 volts e 7 amperes, tinha o cabo necessário cá em casa, deram-me os terminais para fazer as ligações, fui a uma loja dos chineses e comprei uns suportes porreiros (que pintei de preto) por uns simpáticos 2 euros já com uma lâmpada de halogéneo “e tudo” (impressionante), entretanto, mandei vir pelo e-bay o painel solar, por menos de 50 euros, com transporte incluído (cá, o mais barato que encontrei custava 90 euros), faltavam apenas as lâmpadas, mais pesquisas e concluí que para a energia que iria obter do painel solar e armazenar nas baterias não daria para halogéneo, tinha de usar lâmpadas de leds, mais uma volta pelos armazéns de bricolage do costume, e, lâmpadas de 12 Volts nem sinal. Voltei à loja dos chineses, onde havia (claro, têm de tudo… ehehhehe), comprei lâmpadas com 30 leds (o que é demasiada luz para o que pretendia, o ideal seria de 21 leds) a 5,5 euros, o que é significativo dado que precisava de 8, mas como duram, supostamente, 50.000 horas, esse custo será diluído no tempo.

Ainda não tenho painel solar, mas já instalei tudo e como as baterias ainda tinham carga, experimentei e o resultado é o que está na foto abaixo.

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?