Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Semear com a Lua

Já de algum tempo para cá que sigo a lua para semear ou plantar, planto em quarto crescente ou minguante, podo em lua cheia e aproveito a lua nova para tratar das ferramentas.
Já os antigos o faziam, confesso que não sei muito bem porquê, mas faço-o também e não me posso queixar dos resultados.
Há uns tempos descobri este site e desde aí que sigo as suas indicações para semear ou plantar qualquer coisa.
Deixo-vos aqui  o link. Se subscreverem a newsletter recebem todas as semanas por mail as informações acerca da lua e que se deve ou não semear em determinada altura.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tomate Kentucky Beefsteak

O tomate Kentucky Beefsteak é uma variedade de tomate do tipo vintage das colinas do leste do Kentucky nos EUA. Produz belos frutos cor de laranja escuro, grandes e de sabor doce e pouco ácido.
As plantas são indeterminadas, demoram 100 dias a oferecer frutos maduros e são tardios.

Como não tenho nenhuma foto minha para colocar aqui, deixo aqui esta com plantas com apenas 9 dias desde a sementeira.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vermiculite


Segundo a wikipedia: a  vermiculite é um mineral formado por hidratação de certos minerais basálticos, com fórmula química (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2.4H2O. Sofre expansão quando lhe é aplicado calor. Possui alta capacidade de troca catiônica e é utilizada comercialmente, principalmente em sua forma expandida na construção civil e na agricultura. 
A vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essecialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Quando submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação. O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele nem os pulmões, apresenta baixa condutividade elétrica, é isolante térmico e absorvente acústico; não se decompõe, deteriora ou apodrece; não atrai cupins ou insetos; é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente; pode absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.


É uma óptima cobertura para sementes, sobretudo para as que precisam de luz para a germinação, como é o caso dos pimentos.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Experiência com e sem vermiculite


Neste tabuleiro de 6x4 semeei 6 variedades diferentes de tomates.



Variedade     Qt.
Tomate Ceilão 4
Tomate Brown Flesh 4
Tomate Cosmonauta Volkov Vermelho 4
Tomate Prato de Jantar 4
Tomate Monserrate Rosa 4
Tomate Siciliano Toggeta 4




Em cada um deles 2 sementes foram cobertas com vermiculite e as outras 2 com substrato de germinação.

Esta fotografia é do dia 3 de fevereiro, já se vêm 2 tomates Ceilão germinados mas só nos que foram cobertos com vermiculite, nos outros ainda não nasceu nada.
Hoje dia 5, já nasceram mais 2 variedades, mas todas na parte coberta com vermiculite.
Já uso vermiculite há algum tempo e já sabia isto, mas desta vez fiz a coisa de forma mais científica, fui registando diariamente as alterações e  realmente a vermiculite contribui para uma germinação mais rápida.
...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?