Tomateiros, manjericões e cravos da índia, o manjericão faz crescer os tomateiros (e combina fabulosamente no prato) e o cravo da índia protege-os afastando algumas pragas.
Grande confusão 9 pés de tomateiro demasiado grandes para tão pouco espaço, e, estão a 60 cm de distância, o que agora parece-me pouco.
Alfaces e courgette co-habitamde forma eficaz neste pedaço de horta.
As courgettes estão com um aspecto bastante saudável, tenho de pulverizar com enxofre para que continuem assim.
Mais 9 pés de tomateiro, tirei-lhes a cobertura vermelha e sachei a terra (não gostei do comportamento da terra com o plástico vermelho, hei-de postar as minhas observações sobre isso, proximamente).
Beterrabas acção, a terra é muito compacta e a água não tem sido muita, ainda estão pequenas.
Pepinos, 3 variedades diferentes (paris pequeno, srmenska e abundância), cebola-roxa, alface 4 estações e cenoura.
Kohl-rabi púrpura - sempre cheio de mosca branca, apesar de ser o meu 2º ano de hortelão já decidi não plantar couve e similares no verão, atraem muita mosca branca e outras pragas, consomem imensa água para ficarem de jeito e há outras coisa mais interessantes para plantar no verão (é só a minha opinião!), então porque raio semeei isto??.
Funcho - uma variedade híbrida que dá cabeça, bom para saladas.
As alcachofras, aguardo com alguma ansiedade que floresçam e mostrem a sua beleza.
Piri-piri já com frutos maduros, sobreviveu ao Inverno, não sei de que variedade é, mas tentarei descobrir.
Framboesas vermelhas, as primeiras deste ano-
Mirtilos americanos, bem melhor que no ano passado, uma vintena de frutos, espero que não sejam tão azedos como os do ano passado.
Pera-meloa, não conhecia, deram-me 2 pés no inverno, tem frutos do tamanho de maçãs, parecem-me bem, muito bem até.
3 comentários:
Viva João,
Belíssima sequência de imagens - parabéns, gostei de ver!
Esses tomateiros já estão bem adiantados, e se o tempo não fizer asneiras...ainda degustará este mês desses tomates (bem, verdade seja dita, depende das espécies, pois se forem tardias - tipo Northern Lights -, então só mesmo em Julho.
Com um bom palmo a menos, em relação ao seus,
tenho aí uns 5 tomateiros, onde os Jóia de Oaxaca levam vantagem. Mas um Black Aisberg e um Tuxhorn, que apesar de terem sido semeados um mês mais tarde estão a dar luta renhida (o primeiro tem o maior tomate e o segundo já é o segundo tomateiro mais alto).
Esses cravos da índia são lindos, e são de espécie diferente da minha. Se guardar sementes trocamos - se quiser!
Quanto a sementes de Jóia de Oaxaca, não lhe faltará quem as arranje. Em todo o caso pode contar com sementes dos meus, pois eu também estou de "olho" em algumas das suas (risos)...
Saudações,
António
P.S. - Não esqueça depois de comentar o seu pensamento em relação ao plástico vermelho - estou curioso. Mas digo-lhe entretanto que já tinha lido sobre esse sistema (2008/2009?), e os benefícios (maturação mais cedo); só nunca a coloquei em prática por não saber onde adquirir plástico dessa cor.
Viva António
Obrigado pelo seu comentário.
Esses Jóias de Oaxaca, apesar de nunca os ter visto ao vivo já me fazem crescer água na boca.
Claro que podemos trocar sementes dos cravos da Índia e dos tomateiros também, assim eu tenha alguma produção, disponha.
Quanto ao plástico, em breve colocarei os meus comentários, realmente não há cá, nem na Europa consegui arranjar, tive de mandar vir dos USA.
Abraço
João
Bela variedade... Parabéns!
Enviar um comentário