Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Plantação de tomate

Um dos meus canteiros de tomate cresce a olhos vistos apesar do frio, aqui tenho 3 tomateiros pântano, 3 coração de búfalo, 2 klondike e 1 chianti rosa.
Estão cobertos com plástico para ficarem ao seco e longe das doenças, espero eu!



8 comentários:

Unknown disse...

Viva João,

Estão muito bonitos e grandes esses tomateiros e tua horta tb está muito boa! agora se me permites vou te dar um conselho! Dá uma palavra com o António (paixão pela horta) sobre o plástico por cima dos tomates ele tem opinião sobre isso! pois eu nunca usei!e para ti pode ser uma mais valia!

Um abraço

Unknown disse...

Viva Rui.
Obrigado pela dica, vou colocar a questão ao António para aproveitar a experiência dele.

Abraço

João

Uma Horta no Minho disse...

Boa noite João,

Esses tomateiros estão muito lindos e já bem crescidos. Se tudo correr bem (assim seja) você comerá tomates bem cedo (entre meados a finais de Junho).
A sua estufa de protecção está muito bem edificada, pois para o tamanho que têm actualmente e para o mês que estamos serve muito bem.
Eu em 2009 e 2010 utilizei uma estufa artesanal, que servia principalmente para cobrir das chuvas, granizos ou geadas. Verdade seja dita: nesses anos não tive tomateiros doentes; apenas tardios...e com menos produção, pois deixei o plástico por cima durante toda a temporada, e com o sol alto serviu para abortar muitas flores.
No ano passado fiz de outra forma, ou seja: coloquei duas fileiras, e no estremo de cada fileira havia um "poste" suportado por uma âncora tubo de suporte (http://www.izibuild.com/jardim/jardim-decorativo/vedacoes-cercaduras-e-decoracao-de-jardim/container2.html).
Os postes/traves tinham 2 metros de altura, e no topo coloquei um arame da vinha, com esticador também da vinha. Por cima desse arame esticado coloquei um plástico em todo o comprimento das fileiras, amarrado pelas quatro postas das extremidades, e mais duas que diz ao centro. Depois coloquei muitas cordas...por cima do plástico - para suportar as rajadas de vento (e resultou), e por baixo do plástico, para suportar o peso da chuva (que não resultou...pois tive de fazer cortes ao centro para a água cair).
Enfim, no fundo resultou - pois se falhei a temporada passada não foi por aqui -, e por isso penso fazer o mesmo este ano.
No link que deixo a seguir poderá tentar perceber um pouco o meu sistema (http://paixaodahorta.blogspot.pt/2011/06/o-engenhoso-filosofo-foi-para-paris.html). Mas eu tenho aqui uma imagem mais explicita, onde se consegue perceber melhor os pormenores; só que não se encontra no blog esta imagem. Por isso, e se estiver interessado e ver esta imagem, basta só me indicar um mail que eu envio-lha!

Acho que não ajudei muito, pois não?...

Ah!, uma questão: Conheço uma espécie de melancia e uma de batata que se chama "Klondike", mas desconheço por completo uma espécies de tomate com este nome???
Qual é a sua cor?, tamanho (cherry, médio, grande)?, e origem??

Saudações,
António

Unknown disse...

Muito parabéns pelos tomateiros...estão lindos! Acho que também eu este ano e pela primeira vez irei experimentar cultivar alguns pés protegidos por plástico...

Unknown disse...

Olá joão,

Gostava de lhe perguntar se tem sementes do pimento doce gipsy se não onde comprou?
Obrigado

Cumps

Unknown disse...

Boa tarde António.
Em primeiro lugar obrigado pelas suas dicas, sempre úteis.
Isto tem estado complicado em termos de disponibilidade e daí a minha resposta tão tardia.
Estive a ver a sua engenhosa "estufa" e gostei da ideia, mas eu pretendo tirar o plástico ainda este mês, acho que estes tomateiros têm que conquistar a sua adaptação ao nosso clima e foi mesmo para os proteger da possibilidade de granizo, assim que parar de chover já os tiro.
E ajudou bastante com o seu comentário.
Relativamente ao tomate Klondike, trouxeram-me as sementes da Rússia e a tradução para klondike foi do tradutor do google, mas julgo estar correcta. Vou postar todas (poucas) informações que tenho no blog.
Abraço

João

Unknown disse...

Olá Rui
Eu devia ter sementes do Gipsy mas não as encontrei, estranho, constam da minha base de dados mas a verdade é que na altura de semear não as encontrei.
São bons esses pimentos, tenho de ver se consigo arranjar novamente.
Abraço

João

Unknown disse...

Obrigado Jakin pelo comentário.
Abraço
João

...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que acha deste blog?